CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ângelo Cavalcante avatar

Ângelo Cavalcante

Economista, cientista político, doutorando na USP e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

190 artigos

blog

O tiro no escuro do PCdoB

Em caso de confirmação da dissidência do PCdoB da frente Pró-Lula para 2018, o PT deve imediatamente repensar estratégias e discursos para 2018 e mais; deve rever, inclusive suas formas e mecanismos de oposição ao infame governo de Temer

O tiro no escuro do PCdoB (Foto: Nabor Goulart/Agencia Freelancer)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O muito original empreendimento da candidatura presidencial de Manuela D'ávila (PCdoB) é "mão na roda" para o discurso das experimentações políticas de Ciro Gomes; revela e potencializa a ampla lógica da "renovação" que o pós-golpe nos trouxe onde acontecimentos como, por exemplo, o "bit-governo" de João Doria à frente do caótico mosaico urbano/suburbano de São Paulo é evento de proa.

Não só! A "renovação" da política nos lega, além das diarreias mentais de Bolsonaro, a censura como militância, aliás, minto... Bem mais que isso, é censura como movimento, discurso ideológico e um conjunto articulado de ações deliberadas e em serviço, por exemplo, do cancelamento de performances artísticas, de shows musicais ou ainda, de eventos eminentemente acadêmicos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Me lembrei do velho Brizola quando dizia: "tem rabo de jacaré, couro de jacaré, cabeça de jacaré e cheiro de jacaré então... É jacaré! É claro!". Então... Não tem jeito: tem corpo de ditadura, dentição de ditadura, movimento de ditadura, odor de ditadura, logo... É ditadura; mesmo não se confessando como tal.

Pois na ditadura ou neo-ditadura o PCdoB inova e, em pleno turbilhão, vanguardisticamente lança Manu! Os tucanos adoraram a ideia e, de fato, esse movimento do tabuleiro inspira algumas possibilidades para a direita. O DEM e o PPS sentiram a vitalidade de Manuela, de alguma forma, vitaminar, a eventual candidatura do "Globo Boy" e igualmente jovem Luciano Huck. Posso estar errado mas percebi que Manuela climatizou a candidatura do "global".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eleição por tópico! Tipo, com mulheres e jovens! Expressão objetiva do malogro do identitarismo e seus excessos tomando forma e conjuntura. Marina Silva, evidentemente, elogiou; aliás, toda a direita amou a ideia.

O grande perdedor tático e estratégico da candidatura de Manuela D'ávila é, de longe, o PT. É defecção das mais importantes e que compromete a aliança político-partidária hegemonizada pelo Partido dos Trabalhadores e seu Lula de velhas batalhas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em caso de confirmação da dissidência do PCdoB da frente Pró-Lula para 2018, o PT deve imediatamente repensar estratégias e discursos para 2018 e mais; deve rever, inclusive suas formas e mecanismos de oposição ao infame governo de Temer.

Por fim, a cartada do PCdoB pode ter servido para o orgulho partidário ou para o amplo leque da direita brasileira que enfim, dá algum suspiro ante ao sempre progressivo crescimento de Lula da Silva em todos os levantamentos eleitorais. Aliás, é preciso constar que por mais de um ano, Lula lidera com escancarada folga todas as intenções de voto para 2018.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tem a música "O calibre" do Paralamas do Sucesso e que começa assim: "Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo; sem saber o calibre do perigo. Eu não sei d'aonde vem o tiro".

Pois é... "De onde vem o tiro?". Veio do PCdoB, da sua vaidade partidária, da incapacidade de uma leitura política mais ampla, integrativa e à esquerda; veio justa e precisamente daí o tiro de largada e que, por sinal, pode gerar a mais surpreendente e inesperada unificação e que a direita, neste instante, toda dispersa e fragmentada, carece urgente e estruturalmente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO