CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Almeida avatar

Ricardo Almeida

Consultor em Gestão de Projetos TIC e ativista do movimento Fronteras Culturales

24 artigos

blog

Parabéns, presidente Lula!

Luiz Inácio Lula da Silva é um ser humano, para além do mito, que merece todo o nosso respeito e admiração pelo que é e pelo que fez pelo país. Vamos celebrar as nossas conquistas e desejar vida longa ao grande guerreiro do povo brasileiro!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Desde o final dos anos 70 eu ouço críticas e elogios ao Lula e depois aos governos do PT. A maioria dos elogios vem dos intelectuais, professores, artistas e políticos do mundo todo. Quem pesquisar no Google vai encontrar facilmente comentários favoráveis na BBC de Londres, no jornalismo internacional, e também do José Pepe Mujica, do Barak Obama, do Chico Buarque, do Paulo Freire, Boaventura Souza Santos e de tantos grandes pensadores. É verdade que alguns até fazem críticas construtivas, pois elas fazem parte de uma disputa democrática, cultural e política legítima. No entanto, por outro lado muita gente ainda vê a política como um jogo de futebol ou não vê a realidade brasileira com os mesmos olhos de quem luta ao lado do povo explorado e oprimido.

Até as pessoas mais sectárias e egoístas sabem que os governos de coalizão do PT realizaram avanços democráticos e promoveram vários anos de incentivo ao consumo, mesmo durante a mais longa crise econômica mundial. Quem não lembra que o capitalismo entrou em crise em 2008 e que o Lula dizia que era apenas uma marolinha? Ninguém precisa ler Marx para entender aquele fenômeno, pois os capitalistas Keynes, Milton Friedman e outros contemporâneos, com suas posições distintas, também refletiram e publicaram importantes obras sobre essas crises cíclicas e/ou em ondas do capitalismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Partindo deste princípio, podemos afirmar que a maioria das críticas superficiais ao Lula e ao PT representa um ódio secular das elites econômicas nacionais e internacionais, traduzido em manifestações autoritárias e covardes, como o julgamento forjado e sem provas, as bombas jogadas na sede do Instituto Lula, o enforcamento de bonecos da Dilma e as agressões físicas aos adversários em bares e restaurantes Brasil afora.

Acontece que toda conquista social sempre incomodou as elites mercenárias do continente sul-americano. Elas se acostumaram a aproveitar os momentos de crise econômica para apontar um culpado, seja no Brasil, na Bolívia, na Venezuela, no Uruguai, no Paraguai ou no Equador. Mas acreditem: desde a chegada dos europeus foi assim e até hoje continua sendo... Essa é a maneira que elas encontram para negociar nos bastidores, exportar as nossas riquezas (ouro, nióbio, petróleo, alimentos e muito mais) e enriquecerem ou manterem os seus altos níveis de vida. Ou seja, trata-se da velha luta de classes internacional!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas é verdade que uma parte da elite brasileira e mundial admira o Lula. Durante os governos de coalizão do PT, por exemplo, os banqueiros lucraram com os juros das dívidas e com todas as compras a prazo ou com cartão de crédito. Mas também é preciso lembrar que, segundo relatórios da ONU, o Brasil tirou milhões de pessoas da linha da pobreza extrema, o agronegócio e a indústria automobilística cresceram como nunca neste país... Enfim, trocando em miúdos, podemos dizer que quase todo o mundo ganhou naqueles anos dos governos Lula e do primeiro governo Dilma.

Apesar de todos esses valores (que não são poucos!), entendo que o maior defeito do Lula é a mania que ele tem de “ser amigo” de todo mundo. Aliás, eu vejo o Lula como um bom cristão (sempre dá a outra face para alguém bater) ou, no máximo, como um social-democrata na política, como certa vez disse o Pepe Mujica. No entanto, contraditoriamente, eu também percebo um sinal de sabedoria do grande líder, pois se trata de alguém que fez muita força para ser aceito por uma sociedade desigual e preconceituosa. Vejo que isso se tornou uma estratégia pessoal e política dele, baseada no diálogo, ao invés da força, na construção coletiva, ao invés da imposição, com tudo aquilo que a gente costuma elogiar nas pessoas que a gente gosta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enfim, Luiz Inácio Lula da Silva é um ser humano, para além do mito, que merece todo o nosso respeito e admiração pelo que é e pelo que fez pelo país. Por isso e por outras, ele merece um grande abraço e os nossos mais sinceros votos de felicidades ao cumprir os seus 75 anos de vida no dia de hoje (27 de outubro de 2020). Vamos celebrar as nossas conquistas e desejar vida longa ao grande guerreiro do povo brasileiro!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO