CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Wanderley Guilherme dos Santos avatar

Wanderley Guilherme dos Santos

Cientista político, autor de vários livros na área. Seus artigos são publicados originalmente no blog Segunda Opinião

46 artigos

blog

Pela continuidade do processo, às claras, da oligarquia

Esse processo não deve e não pode ser substituído e, a rigor, acobertado, por inoportunas campanhas em busca de poder precário e residual. Ninguém governará o País em condições respeitáveis antes do acerto de contas de 2018. Voto "não" à substituição do processo em curso por ineficazes remendos de duvidosa legalidade

Esse processo não deve e não pode ser substituído e, a rigor, acobertado, por inoportunas campanhas em busca de poder precário e residual. Ninguém governará o País em condições respeitáveis antes do acerto de contas de 2018. Voto "não" à substituição do processo em curso por ineficazes remendos de duvidosa legalidade (Foto: Wanderley Guilherme dos Santos)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quando tudo é possível, nada é previsível. Em 17 de abril de 2016, a Câmara dos Deputados inaugurou a passeata em direção ao deboche político. Seguiram-na a decisão do Senado Federal extinguindo o mandato de Dilma Rousseff e a consequente apropriação da Presidência da República por Michel Temer e seu estado-maior: Romero Jucá, Geddel Vieira Lima, Eliseu Padilha e Wellington Moreira Franco. Eduardo Cunha era presidente da Câmara dos Deputados e Antônio Anastasia foi o relator, no Senado, do parecer pelo impedimento. A subsequente fúria legislativa em perseguição a direitos clássicos da cidadania assalariada não encontra similar em nenhum dos países que, na ressaca da crise internacional iniciada em 2007/2008, transferiram a esses mesmos assalariados os custos da "grande mudança de riscos da nova insegurança econômica", como já prenunciava em livro de 2008, Jacob Hacker, professor da Universidade de Yale. A tropa de celerados dedicou-se à desorganização da estrutura social e econômica brasileira, como se estrangeira fosse.

Expandiu-se pari passu a Lava Jato, utilizando métodos dormentes na Justiça brasileira, tais como condução coercitiva, desmesuradas prisões preventivas e delações premiadas. A de Marcelo Odebrecht forneceu robusto lote de novos personagens, e a de Joesley Batista trará cerca de metade dos atuais legisladores, prefeitos e governadores à ciranda dos depoimentos. O salto quantitativo resultou do lance preventivo dos donos da JBS, levando ao desnudamento de um segredo de polichinelo: as relações criminosas entre empresariado e políticos prevalecem no financiamento de todos os partidos representados no Congresso. Mas, para escândalo de muitos, os principais promotores da infecção generalizada não são Lula e Dilma, mas Aécio Neves e Michel Temer, capitães de exuberante time de assaltantes. O que fazer?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como de hábito, surgem as fórmulas do óleo de peixe elétrico, aquela mezinha que, no folclore nordestino, cura desde queda de cabelo a câncer terminal. O óleo de peixe elétrico das crises são propostas de reforma eleitoral, partidária, de regime de governo, da Constituição. Ora, estando por medir a extensão em que a representação, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Executivo constitui mero colégio de "laranjas" de empresas fraudulentas, não lhes cabe autoridade legítima para patrocinar qualquer reforma. Estão sim obrigados a seguir os ritos de expulsão dos que, por assim dizer, qualificaram-se para tanto. Pelo menos, a sobrante minoria legislativa de honestos ocuparia de forma decente o ano e pouco de mandato que lhe resta.

A extraordinária sucessão de fraudes contra o patrimônio público, com valores bem acima de qualquer cálculo prévio, impõe a imediata auto cassação branca de todos os envolvidos enquanto não chegam a termo, sempre demorado, os processos penais a que estarão submetidos. Essa medida quer dizer que os deputados limpos devem se recusarem, obstruírem e nunca aprovar nada que seja contrário ao interesse popular. O termo auto cassação não significa uma intervenção externa de ninguém. É uma recusa de negociar com a banda podre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Certo, na volubilidade do voluntarismo curitibano, muitos ficam com a integridade em suspenso enquanto submetidos às gotas espúrias da Lava Jato. Mas aprovar o que seja nessa legislatura obrigará a recrutar votos na bancada Friboi e na bancada Odebrecht, comprometendo críticas posteriores, o que não impede apoiar medidas positivas, caso eles próprios proponham. Não há como admitir decisões substantivas desse Congresso nem projetos de lei saídos dos porões do Jaburu, exceto se, projetos e leis, atendam à população e à soberania nacional, algo bastante improvável. Impõe-se ainda evitar presença em artimanhas que os reacionários venham a acordar em surdina. Que se mantenham às turras entre eles, administrando o desastre econômico por eles orquestrado, acusando-se uns e outros, a colegas, parceiros, familiares, sem nenhuma decência, em atropelada fuga à responsabilidade. Esse processo não deve e não pode ser substituído e, a rigor, acobertado, por inoportunas campanhas em busca de poder precário e residual. Ninguém governará o País em condições respeitáveis antes do acerto de contas de 2018. Voto "não" à substituição do processo em curso por ineficazes remendos de duvidosa legalidade.

Cumprir a Constituição em seus capítulos de higienização da própria corporação é a única atividade aceitável daqueles ainda isentos de suspeição. Obediência à Constituição, agora e em 2018, é o que se impõe. Lembrai-vos de 2014: o candidato presidencial então derrotado, sublevando-se contra suposta ilicitude do pleito, não passa de um trapaceiro crônico, ainda em liberdade por leniência do Supremo Tribunal Federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO