CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
William De Lucca avatar

William De Lucca

Jornalista e especialista em marketing digital. Atualmente, é ativista digital, lgbt e de direitos humanos, coordena o marketing do Sindicato dos Bancários de SP, apresenta o programa Estúdio Diversidade, na TV 247, e escreve sobre diversidade no site Brasil 247

32 artigos

blog

Por uma cidade que homenageie heróis da resistência, e não genocidas

Em São Paulo, estatuas homenageiam genocidas conhecidos como o bandeirante Borba Gato e avenidas tem nome de ditadores militares responsáveis pela perseguição e morte de centenas de brasileiros. É preciso homenagear quem defendeu as liberdades, os direitos e a democracia, sem a intenção de reescrever a história, mas de mostrá-la pelo luta dos oprimidos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os movimentos antirascistas pelo mundo trouxeram para nós um debate há muito ignorado: devemos homenagear em estátuas, esculturas e em nome de logradouros e prédios públicos figuras históricas ligadas a ditadura militar, a governos genocidas e na exploração de povos originários, de negros e de outras minorias?

Eu acredito que não.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cidade é um espaço fluído e em constante resignificação. Por isso, homenagens feitas durante períodos de exceção democrática ou a figuras que deixaram uma ferida em nossa sociedade espalhadas pela cidade, e sem contexto, de nada servem para ume reflexão sobre o que foi vivido.

Não tem a ver com o apagamento da história, mas de resignificar os espaços públicos para exaltar a luta de quem realmente construiu este país: trabalhadores, defensores da democracia e das liberdade, negros, LGBT, mulheres, indígenas, camponeses e movimentos sociais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As ruas, avenidas e praças que homenageiam tais figuras devem ganhar novos nomes. As estátuas e monumentos públicos devem ser removidos e levados para museus e espaços de memória, onde possam ser tratados com o devido contexto histórico, sem homenagens ou pompas. No lugar, uma placa explica a remoção, o papel da figura removida na história e onde a obra está alocada. E aí, os povos esquecidos na história e que não tiverem seu papel de representação terão a visibilidade que merecem e que sempre lhes foi negada.

Não se trata de apagar a história sob risco de vivê-la novamente, mas de repensar o espaço público para lembrar a todos que, mesmo nos nossos momentos mais escuros, sempre houve resistência e luta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cidade tem do povo. Tem de ser nossa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO