CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcos Cintra avatar

Marcos Cintra

89 artigos

blog

Queda do PT

Nos últimos anos o PT tentou passar a ideia de que os trinta milhões de brasileiros que ascenderam à classe C devem isso ao partido. Para muitas pessoas essa bobagem colou e os petistas, mesmo atolados em um mar de lama desde o caso do mensalão, permanecem no poder há anos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O PT está derretendo. Segundo o instituto de pesquisa CNT, mais de 70% dos brasileiros classificam como ruim ou péssimo o governo Dilma. Já o Ibope apurou que, se as eleições fossem hoje, Lula seria derrotado por Aécio Neves por larga margem de votos (59% contra 41%). Será que as famílias da "nova classe média", que os petistas dizem que só chegaram lá por causa deles, viraram as costas para o partido? Ou será que essas mesmas famílias descobriram que é justamente por causa do PT que a situação delas está cada dia pior?

Nos últimos anos o PT tentou passar a ideia de que os trinta milhões de brasileiros que ascenderam à classe C devem isso ao partido. Para muitas pessoas essa bobagem colou e os petistas, mesmo atolados em um mar de lama desde o caso do mensalão, permanecem no poder há anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cumpre dizer que, a redução da pobreza nos últimos anos só foi possível porque tudo começou a ser preparado no início dos anos 90. Não é obra de um governo apenas.

Na gestão Collor deu-se a abertura da economia brasileira. A história dos carros que pareciam "carroças" é emblemática. O país era muito fechado e isso desestimulava inovações. Além disso, foi nessa época que começaram as privatizações. As ineficientes estatais eram um poço sem fundo na absorção de recursos públicos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No governo Itamar Franco as privatizações foram mantidas e teve início o processo de estabilização de preços. O Plano Real eliminou uma inflação na casa dos 2500% ao ano.

No governo Fernando Henrique as privatizações continuaram. Medidas como a Lei de Responsabilidade Fiscal, o regime de metas de inflação, o câmbio flutuante e a política de superávit fiscal foram determinantes para a estabilização da economia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PT encontrou o caminho pavimentado para implementar políticas sociais de grande envergadura. No governo Lula os benefícios das privatizações, da abertura externa e da política de estabilidade macroeconômica dos anos anteriores deixaram tudo pronto para um amplo programa de redistribuição de renda, a grande bandeira petista.

O crescimento econômico entre 2004 e 2008, devido em grande parte ao crescimento mundial, facilitou a vida dos petistas. O desemprego em queda, a renda em alta e os programas de assistência social tiveram efeito político magnífico para o governo, que apenas curtiu o momento. Nessa época o PT poderia ter implementado uma nova rodada de medidas fundamentais para o desenvolvimento nacional, como as iniciadas nos anos 90. Foi uma chance para tornar a economia mais competitiva. Mas, o partido não teve competência para investir em ações voltadas à qualificação de trabalhadores, à ampliação e modernização da infraestrutura e para a condução das reformas estruturais como a política e a tributária.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil vive uma crise gigantesca hoje por conta das barbeiragens do PT na política e na economia e por causa da corrupção patrocinada pelo partido. Boa parte da tal "nova classe média" se deu conta de que o partido é responsável pelo desemprego que corre solto, pela queda na renda e pela inflação crescente. Os ganhos na área social retrocedem de modo acelerado e vão ter peso determinante para que os petistas sejam definitivamente rechaçados do poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO