Quem é Matteo Salvini?

Matteo Salvini é o "outro" de Jair Bolsonaro! E como dialogam bem... É impressionante! O atual ministro do interior italiano, Matteo Salvini, 45, é fascista aberto e assumido. Além de ministro é também, vice-primeiro ministro de uma Itália afundada em crise econômica insolúvel

Quem é Matteo Salvini?
Quem é Matteo Salvini? (Foto: Reuters)

Lá pelo nordeste se diz: "é a tampa e o balaio"; é sentença para tratar de equivalências entre partes; é que, de tão parecidos, os envolvidos se completam, se complementam. Não raro, também se diz que é "a mão e a luva" porque realidades, supostamente distintas, interagem tão bem que geram, por fim, síntese, unidade. Eis a base e o fundamento de tal raciocínio.

Matteo Salvini é o "outro" de Jair Bolsonaro! E como dialogam bem... É impressionante!

O atual ministro do interior italiano, Matteo Salvini, 45, é fascista aberto e assumido. Além de ministro é também, vice-primeiro ministro de uma Itália afundada em crise econômica insolúvel.

É o presidente da muito provinciana 'Lega Nord' [Liga Norte] ou 'Lega Nord per I'Indipendenza della Padania'. A 'Lega Nord' é, na verdade, um ajuntamento de partidos nanicos e orientados por ideologias de direita e de ultra-direita. Não casualmente, fora força auxiliar e fundamental da 'Forza Italia', o partido do inconfundível Silvio Berlusconi.

Salvini é bastante conhecido em toda a Europa pelo nacionalismo exacerbado, por posições anti-imigração e pelas teses ultra-liberais que defende. Ele é, por exemplo, contra a União Européia; considera a criação do "euro" um "crime contra a humanidade"; é islamofóbico de primeira hora; e de uma xenofobia de tal monta que espanta até parte da própria direita italiana.

Político da ultra-direita; é contra o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e contra a legalização de drogas leves como a maconha. Se diz "defensor dos valores da família" (isso não soa familiar?).

Na economia serviu para defender entusiasticamente o protecionismo, sobretudo, da economia italiana; a esse respeito, levou votações importantes para o parlamento europeu acerca de mais e maiores taxações de produtos chineses e de outras regiões do mundo. É tipo..."liberem vocês, vossos mercados!".

É firme em suas posições; inflexível com temas que crê e persegue; anti-esquerdista assumido e de dureza notável com adversários; não por acaso, fora apelidado pelos correligionários da "Lega" como "Il Capitano" (O capitão).

Matteo Salvini, a partir de um processo viciado, improvável e fundado em vagas e arriscadas delações premiadas é o homem que acaba de capturar o militante de esquerda Cesare Battisti.

 

 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247