CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Junior avatar

Chico Junior

Jornalista, escritor e comunicador

115 artigos

blog

Somos minerais. Um pouquinho, mas somos

Em seu livro “Comida e Sociedade – uma história da alimentação” o historiador Henrique Carneiro ensina que “os corpos humanos são compostos em 93% de apenas três elementos: oxigênio, carbono e hidrogênio, outros 6,1% são nitrogênio, cálcio e fósforo”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em seu livro “Comida e Sociedade – uma história da alimentação” o historiador Henrique Carneiro ensina que “os corpos humanos são compostos em 93% de apenas três elementos: oxigênio, carbono e hidrogênio, outros 6,1% são nitrogênio, cálcio e fósforo”. 

“A composição dos alimentos”, continua, “assemelha-se à do corpo: necessitamos água, sal, carboidratos (glicídios), substâncias nitrogenadas que contêm aminoácidos (protídeos) e ácidos graxos (lipídios), fibras e, em quantidade mínimas, sais minerais e vitaminas, para fornecer as fontes energéticas e plásticas e os catalisadores bioquímicos. Esse fornecimento obedece à necessidade de calorias, calculada como sendo em torno de 2.500 diárias em média para um adulto que realiza apenas trabalho leve, e também de proteínas e elementos minerais necessários para a reposição plástica do organismo e vitaminas e outros minerais em quantidade ínfima para o seu funcionamento adequado”.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A quantidade desses minerais – além do carbono, do cálcio e do fósforo – pode ser ínfima – mas é fundamental para a nossa sobrevivência. A carência de alguns minerais pode provocar sérios danos à nossa saúde. Mas antes de pensar em começar a usar remédios e vitaminas sintéticas para compensar a carência de algum desses minerais, é bom que se saiba que todos podem ser obtidos por intermédio dos alimentos, da famosa alimentação balanceada.

Numa alimentação balanceada e diversificada, você encontra de tudo, inclusive os minerais que o seu corpo precisa para viver.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre os dez minerais mais presentes em nosso organismo, o cálcio lidera a lista, seguido do ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, iodo, zinco, selênio e flúor.

É interessante notar que, por menor que seja a quantidade de um mineral no nosso corpo, a sua carência pode nos trazer sérios problemas de saúde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O cálcio, por exemplo, é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Portanto, a carência de cálcio, pode ocasionar problemas nos ossos, nos dentes, nos músculos. O cálcio, assim como outros minerais, está presente em dezenas de alimentos, como leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis. leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis.

A carência do segundo da lista, o ferro, pode causar anemia. Você encontra ferro nas carnes vermelhas, nos peixes, beterraba, gema de ovo, cereais, leguminosas etc. A deficiência de ferro e iodo ainda afeta milhões de pessoas no mundo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O magnésio é imprescindível para o relaxamento muscular. A sua carência, bem como a do potássio, pode causar câimbras. Alimentos com magnésio:  leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve, espinafre, frutas (uva, banana, abacate), gérmen de trigo, aveia, nozes, gergelim, amendoim, girassol, amendoim.

Já o potássio está mais presente em frutas e vegetais, como o abacate, a laranja, a banana, mamão e também no leite, na lentilha etc.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O sal é, juntamente com a água, um dos minerais básicos de nossa alimentação; mas, ainda segundo Henrique Carneiro, “a maior parte da comida da humanidade foi tirada do reino vegetal. Dezoito plantas foram identificadas como a base de 75% a 80% da alimentação total da humanidade em todos os tempos e continentes. Entre elas, nove são cereais (trigo, arroz, milho, cevada, centeio, aveia, trigo-sarraceno, milhã e sorgo; quatro são tubérculos (batata, mandioca, batata-doce e inhame); três são arbustos (tamareira, oliveira e vinha) e há uma árvore (bananeira) e uma gramínea (cana-de-açúcar).. 

Sua excelência, o ovo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Demonizado durante décadas, acusado, entre outras coisas, de aumentar o mau colesterol, o ovo foi “salvo” pela ciência e hoje está na lista dos principais alimentos para o ser humano. 

Como adoro ovo, sou até meio suspeito para falar, mas é bom que se saiba que o ovo tem a grande vantagem de ser um alimento barato e nutritivo. É fonte de proteínas e vitaminas A, D,E, e também as do grupo B. E, é claro, de sais minerais: ferro, fósforo, zinco e selênio.

Então, coma de tudo 

Isso tudo aí em cima é para dizer, mais uma vez, que o segredo da vida saudável, nutritiva, é ter uma alimentação diversificada e, principalmente, fugir dos alimentos ultraprocessados. Quanto mais natural, melhor, pois a natureza se encarrega de nos fornecer todo o alimento que necessitamos para viver bem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO