BNDES aprova R$ 241,8 milhões para Stellantis desenvolver tecnologia para veículos híbridos e elétricos
Grupo desenvolverá novas tecnologias na unidade de Betim (MG) e espera que 20% das vendas no Brasil sejam de modelos eletrificados até 2030
247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 241,8 milhões para a Stellantis Automóveis Brasil Ltda investir no desenvolvimento de tecnologias para produção de veículos híbridos e elétricos na unidade de Betim (MG). Os recursos são oriundos do programa BNDES Mais Inovação e serão utilizados na estratégia Bio-Hybrid, que combina diferentes arquiteturas de motorização, incluindo a junção de motor elétrico com motor flex (gasolina/etanol), adaptadas à realidade do mercado brasileiro.
Na fábrica de Betim, a Stellantis desenvolverá três arquiteturas híbridas distintas, que unem motor a combustão flex e motor elétrico, além de uma arquitetura totalmente elétrica. A implementação do projeto deve gerar aproximadamente 400 empregos diretos e 2 mil indiretos, fortalecendo a cadeia produtiva automotiva nacional.
O projeto faz parte de um movimento global do grupo para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, diminuir as emissões de CO2. No Brasil, a empresa estima que 20% de suas vendas sejam de veículos elétricos até 2030.
"O projeto aprovado pelo BNDES traz para o Brasil o desenvolvimento de tecnologias de hibridização e eletrificação de veículos, contribuindo para o adensamento da cadeia nacional fornecedora de autopeças e componentes para veículos híbridos e elétricos, em linha com a estratégia do governo do presidente Lula de promover a transição energética no país. O desenvolvimento dessa tecnologia no país, unindo o motor elétrico ao etanol, atende às necessidades locais, gera empregos e abre mercados para exportação", afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco, José Luís Gordon, destacou que "o investimento em inovação é uma das missões da nova política industrial do governo federal, que também busca apoiar projetos de descarbonização para tornar as empresas brasileiras mais competitivas e sustentáveis".
A Stellantis é o quarto maior conglomerado automotivo do mundo, ficando atrás apenas dos grupos Toyota, Volkswagen e Hyundai. A companhia detém 14 marcas, entre elas Fiat, Jeep, RAM, Citroën, Peugeot, Chrysler e Dodge. Com cerca de 300 mil empregados globalmente, possui plantas industriais em 30 países e comercializa veículos em aproximadamente 150 mercados. Em 2023, a Stellantis vendeu cerca de 6 milhões de veículos em todo o mundo. No Brasil, a empresa tem sede em Betim (MG) e lidera o mercado automotivo nacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: