HOME > Brasil

“Bacha disse uma besteira sem tamanho sobre Lula”, diz Eduardo Moreira

O economista criticou as declarações de Edmar Bacha, que pregou o discurso da terceira via ao afirmar que “Bolsonaro é um risco à democracia do Brasil e Lula é um risco à economia”. “Você olha para trás quando as pessoas falavam a mesma coisa, e a economia teve o maior salto de muito tempo”, rebateu Moreira, em referência ao período Lula. Assista na TV 247

Eduardo Moreira e Edmar Bacha (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Divulgação)

247 - O economista Eduardo Moreira criticou as declarações de Edmar Bacha, um dos idealizadores do Plano Real, que insiste na narrativa de que o Partido dos Trabalhadores representaria um “risco” à economia. As declarações de Eduardo Moreira foram feitas no Boa Noite 247 nesta segunda-feira (13). 

À Folha de S.Paulo, Bacha pregou o discurso da terceira via e afirmou que “Bolsonaro é um risco à democracia do Brasil e Lula é um risco à economia”. O economista Guilherme Mello e o ex-ministro Aloizio Mercadante, da Fundação Perseu Abramo, rebateram a tentativa de igualar os dois candidatos: “Bacha atualizou o malfadado bordão ‘uma escolha muito difícil’, que nos legou o bolsonarismo e o atual desastre político, econômico, social, ambiental e institucional”. 

Para Eduardo Moreira, economistas liberais como Bacha criticam Lula e o PT enquanto ignoram o “desastre” que o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, vem promovendo. “Dizer que o Lula é um desastre para a economia é não reconhecer o desastre na economia de Guedes, que é amigo de Bacha. A inflação em todos os últimos meses bateu recordes das últimas décadas. E o problema é que existe essa inflação gigante com a economia estagnada”.

“Eles são incapazes de falar do Guedes, os economistas dos bancos. Por que? Porque tem um acordo tácito alí, que é, ‘enquanto o Guedes estiver servindo o nosso propósito, que é o de diminuir o Estado e vender os ativos a preço de banana, temos um acordo de paz com ele’”, prosseguiu o economista. 

Foram os governos petistas que proporcionaram o maior crescimento já visto no Brasil, explicou Moreira. “É muito igual a 2002. Por isso que digo que é uma besteira tão grande. E mais que uma besteira, é uma falta de respeito. Você olha para trás quando as pessoas falavam a mesma coisa, e a economia teve o maior salto de muito tempo”, disse. “É uma besteira sem tamanho. Quando o Lula assumiu em 2002 até 2008, quanto que a bolsa brasileira subiu? 1900%”. 

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe: