Barroso: 7 de Setembro pode mostrar tamanho do fascismo no Brasil

Barroso reforçou o caráter fascista de manifestações que pedem a destruição das instituições, como ocorreu em atos bolsonaristas no aniversário da Independência em 2021

Luís Roberto Barroso e Jair Bolsonaro
Luís Roberto Barroso e Jair Bolsonaro (Foto: ABR)


247 - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta sexta-feira (5), que as manifestações bolsonaristas programadas para o bicentenário da Independência, em 7 de setembro, poderão mostrar o "tamanho do fascismo no Brasil".

"No 7 de Setembro, se forem os apoiadores de um dos candidatos (mostrando suporte), faz parte da democracia. E devemos olhar isso com todo o respeito. Agora, se for o episódio para fechamento do Supremo ou do Congresso, aí vamos saber mesmo o tamanho do fascismo e do sentimento antidemocrático no Brasil", disse o ministro, em declaração recuperada pelo jornal O Globo.

A fala se deu no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. Durante sua palestra, o magistrado foi questionado se projeta um cenário de violência nas eleições brasileiras deste ano, em paralelo com o que houve nos EUA, com a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio.

Barroso reforçou o caráter fascista de manifestações que pedem a destruição das instituições: "Uma coisa é a liberdade de apoiar qualquer candidato, a outra coisa é querer destruir as instituições. Apoiar um candidato é liberdade democrática. Agora, destruir as instituições é fascismo, um sentimento antidemocrático. E isso precisa ser reprimido."

Vale lembrar que durante as manifestações bolsonaristas do 7 de Setembro do ano passado, que contaram com a participação de Jair Bolsonaro (PL), houve um coro de ameaças ao STF, com pedidos de fechamento da Corte.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247