Campanha internacional por ministra negra no STF chega à Índia
Lula irá se deparar com um outdoor em inglês pressionando pela indicação de uma mulher negra ao STF quando desembarcar em Nova Délhi
247 - A campanha para que o presidente Lula indique uma mulher negra para a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou ares internacionais, chegando desta vez à Índia. Um outdoor da ONG Nossas, Coalizão Negra por Direitos, Instituto Marielle Franco, entre outras, será exibido em Nova Délhi, onde o mandatário desembarca nesta sexta-feira (8) para a Cúpula do G20.
De acordo com informações da coluna Painel, na Folha de S. Paulo, os outdoors, instalados na principal via de saída do aeroporto, dizem, em inglês: "em 132 anos, o Brasil nunca teve uma mulher negra no STF", "presidente Lula, contamos com você para indicar uma mulher negra para o STF" e "os votos de mulheres e negros foram essenciais para a eleição de Lula em 2022".
O presidente Lula ainda não definiu sua indicação ao STF. Os favoritos para a vaga, até momento, são o Advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. No entanto, setores da esquerda tentam pressionar, e até mesmo emparedar, o presidente a mudar de ideia e indicar uma mulher negra.
É curioso notar que as mensagens estão em inglês. Certamente, a escolha do idioma destaca o desejo de chamar atenção global para a questão da representatividade no Judiciário brasileiro, mas a escolha de Lula é pessoal. Antes da indicação do ministro Cristiano Zanin ao STF, o próprio governo americano chegou a pressionar o mandatário a nomear uma mulher negra.
