HOME > Brasil

Campos Neto falta pela terceira vez à CPI do Crime Organizado

Ex-presidente do Banco Central volta a não comparecer à comissão que investiga lavagem de dinheiro e atuação do sistema financeiro

Roberto Campos Neto (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

247 - O ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a não comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, registrando sua terceira ausência em convocações feitas pelo Senado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (8) pelo presidente da comissão, senador Fabiano Contarato (PT-ES).

A nova convocação havia sido solicitada pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que destacou a relevância do depoimento para esclarecer procedimentos adotados pelo Banco Central na autorização de novos controladores no Sistema Financeiro Nacional, especialmente em casos envolvendo o Banco Master.

Segundo o parlamentar, a presença de Campos Neto poderia contribuir para detalhar decisões regulatórias e a atuação da autoridade monetária em processos considerados sensíveis no sistema financeiro, em meio a investigações sobre possíveis conexões com o crime organizado.

Convocações anteriores também buscavam esclarecimentos sobre a atuação do Banco Central no combate à lavagem de dinheiro. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), havia solicitado que o ex-presidente da instituição explicasse possíveis falhas nos mecanismos de controle, além de mudanças regulatórias implementadas durante sua gestão que, segundo ele, poderiam ter flexibilizado regras e facilitado irregularidades.

A CPI já havia agendado uma oitiva com Campos Neto no início de março, ocasião em que ele também não compareceu. Com a nova ausência, a comissão acumula três tentativas frustradas de ouvi-lo.

Enquanto isso, os trabalhos do colegiado seguem em andamento. Nesta quarta-feira (8), a CPI também recebe o atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, cujo depoimento ocorre paralelamente às investigações em curso.

Artigos Relacionados