HOME > Brasil

Deputado republicano dos EUA envia carta a Moraes questionando 'perseguição' política

O documento ainda alega a existência de “alarmantes relatos” de má conduta judicial e falta de liberdade de expressão no Brasil

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O deputado dos Estados Unidos Chris Smith, apoiador de Donald Trump, enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual alega a existência de “alarmantes relatos” de perseguição política, má conduta judicial e falta de liberdade de expressão no Brasil. No documento, o parlamentar norte-americano ainda formula uma série de questionamentos, chegando a perguntar se Moraes ordenou a censura de jornalistas.

Presidente do subcomitê de Saúde Global, Direitos Humanos Globais e Organizações Internacionais, vinculado ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, Smith é conhecido por estar alinhado com apoiadores do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL). No último mês, ele chegou a propor e a conduzir uma audiência no Congresso estadunidense sobre o Brasil. Na ocasião, bolsonaristas alegaram ser vítimas de perseguição e censura. 

A audiência contou com a participação de figuras como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o blogueiro Allan dos Santos, o ex-comentarista Rodrigo Constantino e o deputado federal cassado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol.

"Depoimentos apresentados na audiência forneceram fatos e evidências credíveis e desenharam um quadro profundamente perturbador do estado da democracia e dos direitos humanos no Brasil", afirma Smith na carta enviada a Moraes.

"Em suas investigações e processos, você observou o devido processo legal, incluindo a notificação e a citação devidamente exigidas nos casos de indivíduos residentes dos Estados Unidos?", perguntou o norte-americano no documento. 

Smith solicitou que o ministro respondesse aos questionamentos dentro do período de 10 dias. (Com informações da Folha).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados