“Juro alto só interessa a rentista”, diz Zeca Dirceu, líder do PT

Deputado federal que lidera bancada petista em Brasília fala em entrevista sobre política de salários, reforma tributária, bancos e muito mais

www.brasil247.com -
(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)


247 - O deputado Zeca Dirceu, novo líder do PT na Câmara, criticou a alta taxa básica de juros praticada no Brasil pelo Banco Central. Para Dirceu, a política monetária praticada pelo BC sob o comando de Roberto Campos Neto não beneficia a população.

"A alta taxa de juros interessa ao rentista, aquele que possui recursos financeiros acumulados e não quer aplicá-los em atividades de risco, especialmente as produtivas, muitas das quais, com o patamar atual dos juros, ficam inviabilizadas. Interessa também ao setor financeiro, que administra recursos que, com taxas mais baixas, seriam em grande parte destinados a aplicações no setor real da economia, para produzir bens e serviços", afirmou o líder petista em entrevista ao site Plural.

"O BC é um órgão autônomo, mas espera-se que ele considere essa realidade e reduza a taxa básica de juros para que a economia possa retomar o crescimento, gerando renda e emprego", destacou o parlamentar.

Zeca Dirceu disse também que o governo Lula deve retomar iniciativas para reduzir os efeitos dos juros sobre a população. "Será ampliado e facilitado o acesso aos mecanismos de garantias do governo, permitindo a redução das taxas nos empréstimos concedidos pelos bancos. Também vai-se buscar promover a concorrência no mercado de crédito para baixar essas taxas. E mais: o governo buscará a previsibilidade, estabilidade e credibilidade da política fiscal para permitir ao Banco Central reduzir a taxa básica de juros. A população pode ter certeza de que o governo procurará reduzir a cunha financeira que se abate sobre pessoas e empresas no país", afirmou Zeca Dirceu.

>>> “Comunicação do PT e do governo tem que melhorar”, diz Zeca Dirceu

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247