Lula condena submissão aos EUA e diz que Brasil passou a ser governado por bando de vira-latas

Ex-presidente Lula criticou itens da balança comercial entre Brasil e Estados Unidos. "O Brasil exportava gasolina. Passamos a importar. Exportávamos etanol. Passamos a importar dos EUA. A palavra é subserviência", disse Lula pelo Twitter

Lula, Jair Bolsonaro, Mike Pompeo e Donald Trump
Lula, Jair Bolsonaro, Mike Pompeo e Donald Trump (Foto: Reprodução | Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (19) o governo de Jair Bolsonaro e sua subserviência aos Estados Unidos, ao falar sobre itens da balança comercial entre os dois países. 

"O Brasil exportava gasolina. Passamos a importar. Exportávamos etanol. Passamos a importar dos EUA. A palavra é subserviência", disse Lula pelo Twitter. "O país hoje é governado por um bando de vira-latas que não respeitam o Brasil", acrescentou o ex-presidente. 

Lula se refere à decisão do governo de Jair Bolsonaro que renovou em setembro uma cota de isenção tarifária para a importação de 187,5 milhões de litros de etanol dos Estados Unidos. O país responde por cerca de 90% do etanol importado que chega aos portos brasileiros a cada ano. 

Com a decisão, esse volume de combustível poderá ser importado pelo Brasil sem a incidência do imposto de importação – que, atualmente, é de 20% para todos os países que não integram o Mercosul.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247