HOME > Brasil

Lula diz que quer construir política de segurança junto com governadores

No mês passado, a PEC elaborada por Ricardo Lewandowski foi enviada para análise da Casa Civil

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião para anúncios referentes ao setor da indústria de alimentos, no Palácio do Planalto (Foto: Claudio Kbene / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (16) que convocará os governadores estaduais para, juntos, desenvolverem uma política de segurança pública, referindo-se à proposta de emenda à Constituição (PEC) elaborada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. No mês passado, o texto foi enviado para análise da Casa Civil.

"Não vou fazer junto com Lewandowski aqui, Casa Civil, AGU um projeto de segurança", disse Lula. "Vou chamar os 27 governadores de estado para dizer o seguinte, 'governo federal quer participar de segurança pública, qual nosso papel, onde a gente entra, como a gente pode ajudar'".

"Segurança é mais estadual que federal. Queremos construir uma coisa neste país para dar um pouco de tranquilidade", completou.

A PEC tem como objetivo transformar a Polícia Rodoviária Federal em Polícia Ostensiva Federal e incluir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição. Além disso, o texto prevê que a União passe a coordenar o sistema penitenciário brasileiro, incluindo os que são de responsabilidade estadual.

A declaração foi feita durante uma reunião no Palácio do Planalto dedicada a anúncios para o setor da indústria de alimentos. (Com informações da Folha).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados