HOME > Brasil

Mercadante: o vírus foi só o estopim da crise, a bomba é o neoliberalismo

“Qual é a real crise do planeta? É a crise do modelo neoliberal, o vírus foi só o estopim, a bomba é o neoliberalismo e a financeirização da economia, que concentra a riqueza na mão de poucos”, alertou o ex-ministro Aloizio Mercadante, que defendeu na TV 247 uma “reforma tributária global”

Aloízio Mercadante e cenas de pobreza (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | ABr | Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-ministro e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, em entrevista à TV 247, fez um alerta a respeito das mazelas geradas pelo sistema econômico vigente. Segundo ele, o novo coronavírus “foi só o estopim, a real bomba é o neoliberalismo e a financeirização da economia, que concentra a riqueza na mão de poucos”. 

Mercadante apontou também que “o sistema gera desigualdades crescentes e as democracias não suportam mais esse caminho”. 

“Temos uma multidão trabalhando sem direitos, esses aplicativos não possuem regulamentação trabalhista alguma. Grandes empresas, como o Google, não recolhem os devidos impostos nas economias que estão alojadas, parte da receita segue para paraísos fiscais”, explicou, ao caracterizar os elementos nocivos do neoliberalismo

Saídas

Em sua análise, Mercadante indicou como alternativa uma “reforma tributária global” para repensar a política econômica. “Temos que acabar com os paraísos fiscais, impondo uma carga tributária de 25% em todos os países”. 

O petista também defendeu “um inventário único da riqueza financeira do planeta, para todo mundo saber quem é quem, quanto ganha, para poder tributar as grandes fortunas”. 

Mercadante concluiu sua avaliação ressaltando que "não existe saída para crise sem a presença efetiva do Estado”. 

Inscreva-se na TV 247 e confira: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: