No Dia da Amazônia, Brasil não tem nada a comemorar

No Dia da Amazônia, comemorado neste sábado (5), a bancada do PT na Câmara alertou a população sobre a degradação ambiental causada pelo governo Bolsonaro. Dados oficiais apontaram alta de 34% no desmatamento do bioma em um ano. "Salles é um ruralista e criminoso ambiental infiltrado do Ministério do Meio Ambiente", disse Erika Kokay (PT-DF). Confira mais reações

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro


247 - No Dia da Amazônia, comemorado neste sábado (5), parlamentares da Bancada do PT na Câmara alertaram a população sobre o risco que o bioma corre com a política ambiental do governo Jair Bolsonaro, que insiste em negar o desmatamento e culpar indígenas e ONGs pelas queimadas. 

Dados do DETER (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) indicam que o desmatamento acumulado na Amazônia entre agosto de 2019 e julho de 2020 cresceu 34,49% em comparação ao período anterior — de agosto de 2018 a julho de 2019. Em relação à média dos últimos quatro anos, o aumento foi de 71,80%.

Segundo o coordenador do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia (FNPDA), deputado Airton Faleiro (PT-PA), o governo Bolsonaro "tem realizado um verdadeiro desmonte da legislação, dos órgãos e das entidades socioambientais". Segundo ele, "são diários os ataques às normas e aos servidores do meio ambiente".

Mesmo com estatísticas apontando recordes de desmatamento e o Brasil sob ameaça de boicotes do exterior, Bolsonaro afirmou que o "Brasil é o país que mais preserva seu meio ambiente". 

A professora Mariana Vale, chefe do departamento de Ecologia da UFRJ, lembra que, no período de 2005 a 2012, o Brasil teve uma redução expressiva, em torno de 70%, do desmatamento na Amazônia. “É um caso de sucesso e reconhecimento internacional no controle de desmatamento de uma floresta tropical”, observa.

Claudia Azevedo-Ramos, professora associada do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, atribui essa conquista a “pressões internacionais e estratégias federais de combate que envolveram ações de comando e controle, regularização fundiária e promoção de atividades econômicas sustentáveis”.

 

 

 

 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247