CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

ONU: Brasil foi o país que mais perdeu florestas no mundo no século 21

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da ONU, a cobertura florestal em território brasileiro passou de 551 milhões de hectares em 2000 para 499 milhões de hectares em 2018. É a maior perda de cobertura florestal do planeta no século 21

País perde mais de 50 milhões de hectares de vegetação em 18 anos (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Brasil foi o país que mais perdeu cobertura florestal no mundo em termos absolutos, desde o começo do século 21, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), agência das Nações Unidas (ONU). Os números apontaram que a cobertura florestal em território brasileiro passou de 551 milhões de hectares em 2000 para 511,5 milhões em 2010 e chegou a 499 milhões de hectares em 2018. A informação foi publicada na coluna de Jamil Chade

No mesmo período, a área agrícola aumentou de 228 milhões de hectares para 236 milhões de hectares. As áreas para outras finalidades aumentaram de 56 milhões de hectares para 99 milhões de hectares. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dados foram publicados em um contexto de risco de boicote do exterior à economia brasileira por causa do desmatamento. As críticas à gestão do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) aumentaram a partir do segundo trimestre deste ano, após a divulgação de conteúdo de um vídeo da reunião ministerial que aconteceu no dia 22 de abril, quando Salles sugeriu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa voltada à pandemia de Covid-19 para aprovar "reformas infralegais de desregulamentação e simplificação" na área do meio ambiente e "ir passando a boiada".

As críticas à gestão dele na pasta aumentaram a partir do segundo trimestre deste ano, após a divulgação de conteúdo de um vídeo da reunião ministerial que aconteceu no dia 22 de abril, quando Salles sugeriu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa voltada à pandemia de Covid-19 para aprovar "reformas infralegais de desregulamentação e simplificação" na área do meio ambiente e "ir passando a boiada".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em termos absolutos, a China teve o maior aumento de sua floresta, com 39 milhões de hectares extras em 18 anos. Em termos proporcionais, os maiores aumentos na área florestal entre 2000 e 2018 ocorreram no Vietnã (+9 pontos percentuais), Cuba (+9 pontos percentuais) e Fiji (+7 pontos percentuais).

De acordo com os dados, entre os continentes, a constatação da FAO é de que a Europa é a região que mantém a maior área de seu território com cobertura florestal: 46%. Nas Américas, a taxa é de 41%. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As estatísticas mostraram que mais da metade de toda a terra (54%) na Ásia é ocupada pela agricultura, em comparação com 45% na Oceania, 38% na África, 30% nas Américas e 21% na Europa. "Tanto a África como as Américas converteram terras florestais em terras agrícolas e/ou outras terras. A Europa e a Ásia foram as únicas regiões que tiveram expansão de terras florestais juntamente com a redução de terras agrícolas de 2000 a 2018", disse a FAO. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO