HOME > Brasil

Pente-fino do governo deve verificar 800 mil benefícios do INSS até fim do ano, diz ministro da Previdência

De acordo com Carlos Lupi, o grande desafio hoje é evitar fraudes

Carlos Lupi (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta segunda-feira (29) que a pasta pretende revisar os cadastros de cerca de 800 mil beneficiários temporários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o final de 2024. O objetivo é verificar se essas pessoas realmente têm direito aos auxílios que estão recebendo.

“Muitos não comunicam à Previdência [as informações atualizadas] porque querem continuar recebendo mesmo estando trabalhando", disse Lupi em entrevista a jornalistas no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele explicou que a ação tem como foco benefícios que não foram verificados nos últimos dois anos ou mais.

"Estamos fazendo, através do Ministério da Previdência Social, através da nossa parte da perícia médica, uma verificação até o final do ano, mais ou menos, de 800 mil a 850 mil beneficiários temporários com algum tipo de doença, algum tipo de atendimento que teve, verificando se estão ainda com essa doença, se estão merecedores ainda do benefício para continuar ou não pagando", acrescentou.

Conforme relatou a Folha de S. Paulo, as declarações foram feitas após Lupi ser questionado sobre a revisão cadastral feita pelo governo federal que tem como alvo o Benefício de Prestação Continuada, pago pelo INSS a segurados a partir de 65 anos ou com deficiência em famílias vulneráveis. "Nosso grande desafio hoje é evitar fraudes”, afirmou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados