CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

TSE registra lentidão em totalização de votos e atraso na divulgação dos resultados

A divulgação do andamento da apuração das eleições está temporariamente paralisada. A contagem dos votos, no entanto, está sendo feita. Segundo o TSE, o atraso na divulgação está ocorrendo "em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos"

(Foto: Roberto Jayme/TSE - 1º.dez.2015)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma hora após o início da apuração dos votos das eleições municipais, neste domingo (15), o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou instabilidades na divulgação dos resultados, fazendo com que a atualização dos dados fosse suspensa. 

Em nota, o TSE informou que o atraso para a divulgação dos resultados da apuração está ocorrendo "em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos". Segundo a Corte Eleitoral, o banco de totalização "está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar dos problemas relatados, apuração continua sendo feita, o atraso é apenas na divulgação. 

Mais cedo, eleitores relataram instabilidades no funcionamento do aplicativo aplicativo e-Título, do TSE. A área técnica do tribunal informou que pode haver instabilidade no uso do aplicativo por causa do excesso de acessos simultâneos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a semana, o sistema tribunal sofreu um ataque hacker, segundo afirmou o presidente da corte, Luís Roberto Barroso. "Houve de fato uma tentativa de ataque hoje, com quantidade de acessos massivos para neutralizar o sistema. E não foi bem sucedido", disse Barroso.

"Houve uma notícia de que teria havido vazamento dos dados dos servidores. Dos funcionários. Houve notícia que teria havido vazamento de dados dos funcionários do TSE. Isso não é produto de um ataque atual, é um ataque antigo, que ainda não fomos capazes de precisar. Não sabemos se antigo há dez dias ou cinco anos", completou. Segundo a Polícia Federal (PF), o ataque hacker surgiu de Portugal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia abaixo a íntegra da nota do TSE:

ESCLARECIMENTOS

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO