TSE registra lentidão em totalização de votos e atraso na divulgação dos resultados

A divulgação do andamento da apuração das eleições está temporariamente paralisada. A contagem dos votos, no entanto, está sendo feita. Segundo o TSE, o atraso na divulgação está ocorrendo "em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos"

(Foto: Roberto Jayme/TSE - 1º.dez.2015)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Uma hora após o início da apuração dos votos das eleições municipais, neste domingo (15), o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou instabilidades na divulgação dos resultados, fazendo com que a atualização dos dados fosse suspensa. 

Em nota, o TSE informou que o atraso para a divulgação dos resultados da apuração está ocorrendo "em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos". Segundo a Corte Eleitoral, o banco de totalização "está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto".

Apesar dos problemas relatados, apuração continua sendo feita, o atraso é apenas na divulgação. 

Mais cedo, eleitores relataram instabilidades no funcionamento do aplicativo aplicativo e-Título, do TSE. A área técnica do tribunal informou que pode haver instabilidade no uso do aplicativo por causa do excesso de acessos simultâneos.

Durante a semana, o sistema tribunal sofreu um ataque hacker, segundo afirmou o presidente da corte, Luís Roberto Barroso. "Houve de fato uma tentativa de ataque hoje, com quantidade de acessos massivos para neutralizar o sistema. E não foi bem sucedido", disse Barroso.

"Houve uma notícia de que teria havido vazamento dos dados dos servidores. Dos funcionários. Houve notícia que teria havido vazamento de dados dos funcionários do TSE. Isso não é produto de um ataque atual, é um ataque antigo, que ainda não fomos capazes de precisar. Não sabemos se antigo há dez dias ou cinco anos", completou. Segundo a Polícia Federal (PF), o ataque hacker surgiu de Portugal.

Leia abaixo a íntegra da nota do TSE:

ESCLARECIMENTOS

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247