Casa das Rosas volta apresentar saraus de poesia
Reinaugurada depois de dois anos de reformas, a Casa das Rosas volta com suas atividades culturais, entre elas os saraus de poesia

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Casa das Rosas, lugar muito frequentado pelos paulistas, reabriu suas portas no final de outubro, com uma intensa agenda cultural depois de dois anos fechada para reformas na sua bela e histórica sede.
A Casa das Rosas retomou uma tradição, os saraus poéticos e lançamentos de livros. . Com o brilho de sempre, o Sarau A Plenos Pulmões realizou no domingo passado, 12 de novembro, nos jardins do belo museu, situado na Avenida Paulista, um concorrido sarau. Foi uma atividade cultural especial, um verdadeiro festival literário em que foram lançados os livros Melodia da Vida, de Daniel Ilirian Carvalho, Dentro é Outra Revolução, de Jesuana Prado, e 1 Segundo, de Eduardo Neves. Durante toda a tarde de um ensolarado domingo, mais de 30 poetas recitaram seus versos para um público participativo. O sarau também foi animado por apresentações musicais e performances.
O Sarau A Plenos Pulmões incentiva a poesia escrita e oral. É uma atividade idealizada e criada por Marco Pezão, sob a curadoria de Paulo D’Auria. A Plenos Pulmões reúne poetas que desejam apresentar sua produção a ouvidos atentos. É uma iniciativa que incentiva a produção literária das periferias, de jovens escritores e dá voz à cultura popular. "A missão do Sarau A Plenos Pulmões sempre foi a congregação de poetas de todos os cantos da cidade em um endereço central, para promover uma festa da poesia, em que todos se sentissem acolhidos sem preconceito algum", escrevem Paulo D´Auria e Açai Diniz em artigo no Brasil 247.
O sarau de novembro contou também com a presença de Cacá Mendes, idealizador e criador do Sarau dos Conversadores, que se soma a esse movimento cada vez mais amplo e participativo de criação literária. Cacá Mendes é um dos prefaciadores do livro Melodia da Vida e editor da Antologia 40 Poetas em São Paulo.
Homenagem ao poeta Daniel Ilirian
Durante o Sarau, o poeta Daniel Ilirian Carvalho (1981-2017), foi homenageado por seus familiares e amigos. Sua mãe, Maria da Conceição Tupinambá Carvalho, destacou que era um sonho lançar o Melodia da Vida na Casa das Rosas, local em que nos anos 2007, 2008 e 2012, Daniel participou e declamou poemas nos lançamentos de três Antologias da Confraria dos Poetas em que foram publicados poemas de sua autoria. "Através da poesia, Daniel expressou seus sonhos, sentimentos, pensamentos, ideais com talento e maestria, sensibilidade e beleza. Teve seus poemas publicados em quatro antologias da Confraria dos Poetas de cuja diretoria foi membro. Em memória, participou da Antologia 40 Poetas em São Paulo, organizada pelo Sarau dos Conversadores, lançada em 2019", disse Conceição. “A publicação deste livro é para seus país um bálsamo e também um misto de alegria e dor, pela falta imensurável, a sua ausência física. Sua passagem de 36 anos foi muito rápida. Existência curta, plena de significados”, completou.
“Daniel deixou imenso legado em incontáveis formas de repartição de amizade, bondade e amor. Entre elas, esta obra que agora vem à luz, a coletânea de seus poemas, a sua Melodia da Vida”, disse seu pai, o jornalista e escritor José Reinaldo Carvalho, editor internacional do Brasil 247. “Esta Melodia da vida é um rico fragmento, um precioso exemplar da herança que Daniel legou aos que tiveram a sorte e a honra de conviver com ele”, concluiu.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247