São Paulo recebe documentário sobre a obra literária de Frei Betto
Pré-estreia de Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto ocorre em 17 de outubro e filme ficará disponível online a partir de novembro
247 - A cidade de São Paulo será palco da pré-estreia do documentário Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto, produção da Mirar Lejos que retrata a diversidade da obra do escritor, teólogo e ativista brasileiro. O evento acontece no dia 17 de outubro, às 19h, no Cinemarquise, na Avenida Paulista, em sessão exclusiva para convidados.
De acordo com informações da produtora Mirar Lejos, divulgadas pela Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura, o filme poderá ser visto pelo público em geral a partir de 7 de novembro, quando será disponibilizado gratuitamente nas plataformas digitais da produtora.
Um mergulho na produção literária de Frei Betto
O documentário percorre a trajetória literária de Frei Betto, destacando suas múltiplas formas de escrita — das memórias aos romances, passando por contos, ensaios, literatura infantojuvenil e textos didáticos. A produção ressalta a relevância do autor no cenário cultural brasileiro e o reconhecimento de sua obra pela crítica literária.
Para o professor Bernardo Buarque de Hollanda, da Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC, o filme captura a essência multifacetada do escritor. “O documentário consegue encarnar esse espírito do Múltiplos. Vai do ficcional ao epistolográfico, das cartas ao material didático de OSPB, que é incrível. É uma obra de envergadura internacional, pelo alcance das entrevistas e pelo acompanhamento de Frei Betto em Berlim e em outros lugares do mundo. Um ponto fora da curva, maravilhoso e capaz de mostrar o Frei Betto”, afirmou.
Projeto audiovisual em quatro partes
Múltiplos é o segundo filme de uma série de quatro documentários produzidos pela Mirar Lejos em parceria com a Secretaria do Audiovisual. A direção é assinada por Evanize Sydow e Américo Freire, biógrafos de Frei Betto.O primeiro título, A Cabeça Pensa Onde os Pés Pisam, lançado em abril de 2024, destacou a atuação do religioso como educador popular. A obra foi exibida em festivais importantes, como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, e a Mostra de Cinema de Ouro Preto. Na ocasião, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, destacou a força histórica do material: “O filme é uma aula de história, mas sobretudo de esperança. É transmitida com imagens vivas e fortes, marcantes na vida brasileira, desse personagem tão singular e tão influente, no ontem, no hoje e no amanhã, que é o Frei Betto”.
O legado de Frei Betto
Autor de vasta produção, Frei Betto é considerado uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Sua obra e sua trajetória, muitas vezes marcadas pela resistência às estruturas de poder opressivas, como durante a ditadura militar (1964-1985), mantêm uma forte ligação com movimentos sociais e comunidades populares. Além de escritor, ele se consolidou como figura de articulação entre Igreja e Estado, sempre em defesa dos direitos humanos e da justiça social.



