HOME > Economia

Com Dilma, banco dos Brics faz a primeira emissão em moeda sul-africana

Foram ofertados 2,5 bilhões de Rands com vencimentos de 3 e 5 anos

Presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff (Foto: REUTERS/Aly Song)

247 - Presidido por Dilma Rousseff, o New Development Bank (NDB), conhecido como o Banco dos Brics, emitiu pela primeira vez papéis no mercado de títulos usando a moeda Rand, da África do Sul, um dos cinco países do grupo, junto com Brasil, Rússia, Índia e China. Foram ofertados 2,5 bilhões de Rands com vencimentos de 3 e 5 anos e, de acordo com o banco, a "carteira de pedidos foi bem diversificada, com 71% dos lances sendo alocados para investidores institucionais e o restante para bancos locais", de acordo com informações publicadas na coluna de Jamil Chade.

A iniciativa ocorre às vésperas da cúpula dos Brics, que vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 deste mês, em Joanesburgo, capital sul-africana. Segundo o vice-presidente e diretor financeiro do NDB, Leslie Maasdorp, o banco "está buscando aumentar sua presença nos mercados de capitais locais de seus países membros, para financiar seu robusto portfólio de empréstimos em moeda local".

"Os recursos serão usados para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável na África do Sul e o resultado bem-sucedido estabelece o padrão para futuras emissões do NDB", disse.

A emissão de papéis na moeda Rand é uma iniciativa parecida com a posição do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, em maio, por exemplo, defendeu uma moeda para os Brics, com o objetivo de reduzir a dependência do dólar, moeda norte-americana.