Economia

Em 24 horas, Petrobras afasta 30 funcionários ligados a Jean Paul Prates

Os desligamentos foram realizados de maneira sumária

Imagem Thumbnail
Petrobras (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Petrobras demitiu aproximadamente 30 funcionários em cargos de confiança após a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal, ocorrida nesta terça-feira, 14, por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida, atribuída internamente ao Ministério de Minas e Energia (MME), teve como objetivo remover rapidamente todos os funcionários ligados a Prates, segundo reportagem do serviço Broadcast, do Estado de S. Paulo.

Os desligamentos, que incluem figuras como o diretor financeiro Sérgio Caetano Leite e o gerente executivo de Relações Institucionais João Paulo Madruga, foram realizados de maneira sumária e seguiram um procedimento padrão da companhia, segundo comunicado da Petrobras. O MME, no entanto, afirmou em nota que não influenciou as demissões.

Jean Paul Prates foi demitido na terça-feira, e a decisão do Conselho de Administração na quarta-feira, 15, levou à destituição de Leite e Madruga. Outras demissões foram efetivadas pela não renovação de contratos, permitindo a substituição dos funcionários por indicados pela futura presidente da estatal, Magda Chambriard. Chambriard assumirá o cargo imediatamente após sua eleição como conselheira e nomeação pelo Conselho, sem necessidade de assembleia de acionistas.

A relação entre Prates e o presidente do Conselho de Administração, Pietro Mendes, também secretário de petróleo e gás do MME, era tensa, marcada por conflitos e articulações para a queda de Prates. O MME reafirmou em comunicado que não tem gerência sobre nomeações ou demissões na Petrobras, função exclusiva da governança da companhia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO