CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

No G7, Lula reitera defesa de moeda comum aos BRICS: "não é possível depender do dólar para o comércio exterior"

“Eu sonho com a construção de várias moedas entre outros países que façam comércio, que os BRICS tenham uma moeda. Como o euro", declarou o presidente brasileiro em Hiroshima

Lula em entrevista coletiva após o G7 (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em declaração após encerrar sua participação no G7, em Hiroshima, o presidente Lula (PT) voltou a defender a criação de uma moeda comum para os BRICS nos mesmos moldes do euro, informa a CNN. A fala do chefe de Estado brasileiro é mais uma movimentação no sentido de reduzir a dependência em relação ao dólar na economia internacional.

“Eu sonho com a construção de várias moedas entre outros países que façam comércio, que os BRICS tenham uma moeda. Como o euro. Não é possível depender do dólar para fazer comércio exterior […]. Haveremos de discutir a moeda dos Brics em algum momento”, disse Lula em entrevista coletiva.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>>> Lula defende a moeda dos BRICS, a reforma do Conselho de Segurança e uma nova ordem mundial

Apesar de o presidente mencionar o euro como exemplo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a utilização de uma moeda comum somente em transações comerciais, e não como uma moeda única utilizada pelos países do bloco a todo momento - como é o caso do euro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, Lula também mencionou a necessidade de um socorro à Argentina: “eu conversei com a diretora do FMI sobre a situação da Argentina e pedi que ela tivesse compreensão porque, depois da pandemia, a Argentina enfrentou uma seca. Vamos dar um tempo para a Argentina se recuperar. As nossas empresas precisam continuar vendendo para a Argentina”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO