TV 247 logo
HOME > Entrevistas

"Elon Musk preparou uma armadilha e Alexandre de Moraes caiu como um pato", diz Fernando Horta

Historiador analisa confronto entre ministro do STF e bilionário

(Foto: Reuters | Divulgação )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O historiador Fernando Horta, em entrevista à TV 247, fez uma análise sobre a recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de abrir um inquérito contra o empresário Elon Musk.

Segundo Horta, "Elon Musk preparou uma armadilha e Alexandre de Moraes caiu como um pato". Essa afirmação sugere uma estratégia calculada por parte do empresário, que teria levado o ministro do STF a uma posição delicada.

O historiador também abordou a reação da elite brasileira à atuação de Moraes, comentando que "Elite brasileira critica o ministro Alexandre Moraes porque tem a necessidade de preservar Bolsonaro, caso seja necessário". Essa observação destaca as tensões políticas em torno das investigações do STF e os interesses em jogo.

Além disso, Horta analisou o impacto da inclusão de Musk no inquérito das fake news, afirmando que "Ao colocar Musk no inquérito das fake news, ele legitimou o argumento do autoritarismo usado pela direita".

O historiador também defendeu a necessidade de uma regulamentação sólida do capitalismo digital no Brasil, argumentando que "O Brasil precisa fazer uma lei sólida para regular o capitalismo digital no Brasil". 

Horta também destacou a importância do desenvolvimento de plataformas digitais nacionais, afirmando que "O Brasil deveria desenvolver suas próprias plataformas digitais". Essa sugestão aponta para a busca de autonomia tecnológica e a redução da dependência de empresas estrangeiras.

Além disso, o historiador comentou sobre o timing das ações de Musk, sugerindo que "Musk faz isso agora porque está de olho na eleição americana". Ele sugere uma conexão entre os eventos no Brasil e o contexto político internacional.

Por fim, Horta fez projeções sobre os desdobramentos políticos no Brasil, afirmando que "Depois da manifestação de 21 de abril, vai ficar mais difícil prender Bolsonaro" e "E se Trump for eleito, ninguém mais tocará no Bolsonaro".

Assista: 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados