Mbappé marca, mas França empata com a Polônia na Euro 2024
Os franceses terminaram a primeira fase em segundo lugar no Grupo D
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Fernando Kallas
DORTMUND, Alemanha (Reuters) - Kylian Mbappé e Robert Lewandowski marcaram de pênalti, e a já eliminada Polônia segurou o empate por 1 x 1 com a França nesta terça-feira em Dortmund, determinando que os franceses terminassem em segundo lugar no Grupo D.
Mbappé quebrou o impasse aos 11 minutos do segundo tempo com seu primeiro gol em uma Eurocopa -- e o primeiro marcado por um jogador francês na Euro 2024 -- quando converteu tranquilamente um pênalti marcado por uma dividida desajeitada de Jakob Kiwior em Ousmane Dembélé.
Mas Dayot Upamecano derrubou o reserva polonês Karol Swiderski, o que permitiu que Lewandowski empatasse da marca do pênalti aos 34 minutos - após sua primeira tentativa ser defendida por Mike Maignan, que havia se adiantado.
O empate levou a França a terminar em segundo lugar no Grupo D, atrás da Áustria, e agora enfrentará o vice-líder do Grupo E, no qual Romênia, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia têm três pontos cada.
É a primeira vez que a França não consegue liderar o seu grupo em uma grande competição em 12 anos sob o comando do técnico Didier Deschamps.
Foi outra atuação sem inspiração da França, sem imaginação dos pés à cabeça. Dominou a posse de bola, mas parou no excelente goleiro polonês Lukasz Skorupski, que fez uma série de boas defesas à queima-roupa contra Mbappé, Theo Hernández, Ousmane Dembélé e Bradley Barcola.
Mas, depois da Polônia encontrar o empate, a França teve que resistir a um avanço dos animados poloneses nos minutos finais, empurrados pelos seus torcedores que acordaram depois do gol de Lewandowski para criar um clima barulhento no estádio do Borussia Dortmund.
(Reportagem de Fernando Kallás e Sam Tobin)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: