PIB da China cresce 5,2% nos nove primeiros meses de 2025
Economia chinesa avança apesar de cenário global instável e pressões externas sobre a economia
247 – A economia chinesa registrou expansão de 5,2% no Produto Interno Bruto (PIB) nos três primeiros trimestres de 2025, alcançando 101,5036 trilhões de yuans (cerca de US$ 14,24 trilhões). Os dados foram divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) e revelam que, apesar das pressões externas e do cenário global instável, o país conseguiu manter um ritmo de crescimento sólido. A informação foi publicada pelo jornal Global Times.
De acordo com o NBS, a produção de equipamentos de impressão 3D, robôs industriais e veículos de energia limpa avançou 40,5%, 29,8% e 29,7%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor de manufatura de equipamentos cresceu 9,7%, enquanto a indústria de alta tecnologia teve expansão de 9,6%, superando o desempenho das indústrias de maior porte.
Indústria, consumo e investimentos
As vendas no varejo de bens de consumo também apresentaram alta, somando 36,58 trilhões de yuans entre janeiro e setembro, um crescimento de 4,5% em comparação com 2024. O comércio online foi outro destaque, com avanço de 9,8% e movimentação de 11,283 trilhões de yuans.
As medidas de incentivo do governo para renovação de bens duráveis continuaram a surtir efeito. As vendas de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo avançaram 25,3%, enquanto o setor de móveis cresceu 21,3%. Já os equipamentos de comunicação registraram alta de 20,5% e os artigos culturais e de escritório tiveram aumento de 19,9%.
De acordo com o Global Times, o porta-voz do NBS ressaltou que o desempenho chinês ocorreu em um ambiente global marcado por baixo crescimento, protecionismo comercial e tensões geopolíticas. “Sob essas circunstâncias, a taxa de 5,2% demonstra plenamente a capacidade de adaptação da economia para superar desafios em um ambiente mundial instável e incerto”, afirmou.


