Embraer fecha acordo com All Nippon Airways para venda de 15 aviões E190-E2
Companhia aérea japonesa optou pelo modelo para renovação de frota, com entregas a partir de 2028; acordo inclui opção para mais cinco aeronaves
247 - A Embraer anunciou nesta terça-feira (25) a venda de 15 aviões do modelo comercial E190-E2 para a All Nippon Airways (ANA), uma das principais companhias aéreas do Japão. O acordo, que inclui opções para a aquisição de mais cinco aeronaves do mesmo modelo, prevê o início das entregas para 2028. A informação foi divulgada pela própria fabricante brasileira em comunicado oficial.
De acordo com reportagem Band, a escolha do E190-E2 faz parte do plano de renovação da frota da ANA, visando maior eficiência operacional e sustentabilidade. Segundo a Embraer, o modelo é o mais silencioso e eficiente em consumo de combustível atualmente no mercado. "A economia e a eficiência da aeronave permitirão que a companhia aérea aprimore a conectividade em todo o país, enquanto oferece mais espaço e conforto para os passageiros", destacou a empresa em nota.
O E190-E2 se destaca por seu interior de última geração, que inclui uma cabine espaçosa e silenciosa, com configuração 2x2, característica dos jatos da Embraer. Janelas maiores ampliam a sensação de luminosidade e espaço, enquanto as Unidades de Serviço de Passageiros individuais, com saída de ar e luz de leitura, garantem conforto personalizado. Além disso, a aeronave oferece mais espaço para bagagens de mão, proporcionando uma experiência premium aos passageiros.
A Embraer reforçou ainda seu compromisso com a sustentabilidade na aviação. A família de jatos E2, da qual o E190-E2 faz parte, é certificada para operar com até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) e já realizou voos de teste com 100% de SAF. A empresa afirmou que está alinhada com a meta global do setor de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050.
Com o novo contrato, a Embraer consolida sua presença no mercado japonês, reforçando a confiança de uma das maiores companhias aéreas do mundo em sua tecnologia e inovação. A ANA, por sua vez, avança em seu plano estratégico de modernização, buscando maior eficiência e sustentabilidade em suas operações domésticas e internacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: