HOME > Mídia

Deepfake mostra pesquisa falsa na voz de Renata Vasconcellos, apresentadora do JN

Deepfake coloca Bolsonaro em primeiro lugar, com 44%, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segundo, com 32%; totalmente contrário à última pesquisa Ipec

Celulares | mídias sociais (Foto: Reprodução)

247 - Uma deepfake com a divulgação de uma pesquisa falsa favorecendo Bolsonaro circula nas redes sociais desde a quarta-feira (17). A montagem  mistura a voz da apresentadora  do Jornal Nacional Renata Vasconcellos com os resultados de uma falsa pesquisa de intenção de votos. De acordo com reportagem do UOL, o vídeo é, na verdade, uma alteração da edição do dia 15 de agosto do telejornal da Globo.

Aparentemente o vídeo não levanta suspeitas, pois mostra a apresentadora na bancada do jornal anunciando uma nova pesquisa de intenção de votos referente ao primeiro turno da eleição deste ano. Mas o gráfico de barras é idêntico ao usado pela emissora no mesmo programa do dia 15/08.  No entanto, a deepfake coloca Bolsonaro em primeiro lugar, com 44%, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segundo, com 32%.  A última pesquisa divulgada pelo Ipec mostra, exatamente o oposto: Lula em primeiro, com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo, com 32%.

Como identificar uma deepfake

Deep fakes são montagens difíceis de serem identificadas a olho vivo e que buscam enganar o espectador, amplificando uma narrativa. É uma prática que surgiu no universo da pornografia (misturando rostos de famosos com corpos de atores e atrizes pornô) mas, em pouco tempo, foi parar na política.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: