Miriam Leitão é detonada após dizer que aumento nos preços dos combustíveis é bom para o Brasil (vídeo)
"Deram aumento de 16%. Isso é bom", afirmou a jornalista
247 - Internautas criticaram a jornalista Miriam Leitão após a comentarista da Globo o aumento de 16,3% no preço da gasolina e de 25,8% no valor do diesel. "A defasagem acumulada estava muito alta. Está chegando em 35% dos combustíveis", afirmou a colunista, de acordo com vídeo que circula nas redes sociais. "Deram aumento de 16%. Isso é bom", afirmou.
A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) criticou os reajustes nos preços dos combustíveis. "Quem perde é o brasileiro e a economia nacional, com inflação mais alta e redução da produtividade", afirmou a instituição, em nota.
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o reajuste evidencia a "necessidade urgente" de acelerar o processo de autossuficiência no refino de derivados de petróleo, reduzindo ou eliminando importações no médio e longo prazos.
Ao comentar o reajuste, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (Ineep) afirmou que "o atual parque de refino brasileiro requer importações para o abastecimento do mercado interno, em especial do diesel, e isso pressiona para que os preços internos não se afastem muito dos preços do mercado internacional".
"De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE, dos EUA), embora tenham subido a partir do final de julho, a tendência dos preços da gasolina e do diesel é de queda nos próximos meses, o que pode fazer com que novos reajustes de preços não sejam demandados", complementou o Ineep.
