Aliado de Trump na Hungria, Viktor Orban cumprimenta Biden, mas Bolsonaro não

Orban, que disse em setembro que uma vitória de Donald Trump era seu “Plano A” e que ele não havia planejado uma presidência de Biden

Viktor Orban e Jair Bolsonaro
Viktor Orban e Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Reuters com 247 - O premiê húngaro, Viktor Orban, parabenizou Joe Biden por sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA, um resultado que pode complicar os laços com Washington depois que ele acusou os democratas americanos de exercer um “imperialismo moral”.

Orban, que disse em setembro que uma vitória de Donald Trump era seu “Plano A” e que ele não havia planejado uma presidência de Biden, não entra em acordo com a União Europeia por causa de suas campanhas anti-imigração e seus movimentos para impor mais controle estatal sobre o judiciário, organizações não governamentais, mídia e acadêmicos.

O primeiro-ministro húngaro, no poder desde 2010, entrou em confronto com a administração do presidente Barack Obama, na qual Biden atuou como vice-presidente, por causa do que os críticos de Orban descreveram como uma erosão dos valores democráticos por seu governo.

Orban, que enfrenta o que promete ser uma eleição difícil em 2022 devido à pandemia do coronavírus e uma economia mais fraca, parabenizou Biden em uma carta, disse o porta-voz do líder húngaro, Bertalan Havasi, em um comunicado.

Enquanto aliados de Trump, reconheceram as eleições norte-americanas e cumprimentam Biden, Jair Bolsonaro, no Brasil, continua calado sobre o assunto, tendo publicado sobre diversos assuntos nas redes sociais, sem mencionar o tema.

Nas redes sociais, internautas criticaram a postura de Bolsonaro, uma vez que até mesmos políticos da direita mais conservadora, como Benjamin Netanyahu, de Israel, cumprimentaram Biden e ele não.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247