HOME > Mundo

Biden avisou assessores sobre desistência um minuto antes do anúncio

Funcionários da Casa Branca e da campanha presidencial foram pegos de surpresa com a decisão

Joe Biden (Foto: Elizabeth Frantz / Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os funcionários de alto escalão da Casa Branca  e assessores da campanha de Joe Biden foram pegos de surpresa com a decisão do presidente dos Estados Unidos de não concorrer à reeleição, informa a Folha de S. Paulo com informações da BBC. Segundo fontes, Biden começou a considerar a decisão na noite de sábado, e ligou separadamente para o chefe de gabinete Jeff Zients, sua presidente de campanha Jen O'Malley Dillon e a vice-presidente Kamala Harris para informá-los na manhã de domingo (21).

Na tarde de domingo, ele fez uma videochamada com os funcionários da Casa Branca por volta das 13h45, e um minutos depois de comunicar a decisão, anunciou-a nas suas redes sociais. Biden estava em sua casa de praia na costa leste de Delaware se recuperando de Covid-19. Ele ainda insistia na candidatura e teria ficado enfurecido com o esforço de alguns democratas para fazê-lo desistir.

O presidente e seus assessores se reuniram para analisar novos dados de pesquisas e discutiram se ele seria capaz de derrotar Donald Trump considerando o cenário político atual, uma semana após o suposto atentado contra o republicano. Os números mostraram que a situação era difícil e a conclusão foi de que ele deveria se preparar para mais uma semana de deserções dentro do próprio partido.

Apesar das pressões recentes, muitos funcionários da Casa Branca e da campanha democrata não foram avisados antecipadamente da decisão, e foram comunicados apenas após a publicação nas redes sociais de Biden. No domingo, o presidente falou com vários congressistas democratas, governadores e apoiadores, de acordo com um comunicado da Casa Branca. Ele planejava continuar fazendo ligações no domingo à noite e nesta segunda-feira (22), segundo o comunicado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados