HOME > Mundo

Brasil veta entrada de navios de guerra do Irã no Rio em semana de visita de Lula aos EUA

Conselheiros de Lula enxergaram que solicitação de mudança de datas para a semana do encontro entre Lula e Biden poderia se tratar de uma provocação do Irã aos EUA

Navio de guerra iraniano (Foto: Reuters)

247 - O governo federal vetou uma solicitação do Irã para atracar navios de guerra no Rio de Janeiro na semana em que o presidente Lula (PT) visita os EUA, informa a Folha de S. Paulo.

Originalmente, os iranianos haviam pedido para atracar suas embarcações na capital fluminense entre os dias 23 e 30 de janeiro, o que o governo brasileiro havia aceitado. No entanto, os navios não vieram e uma nova data ficou acertada com o Itamaraty para o período entre 26 de fevereiro e 3 de março. A justificativa para tal visita, segundo a chancelaria brasileira, seria a comemoração dos 120 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Irã.

Ocorre que autoridades iranianas fizeram uma "gestão informal" para ver se o Brasil aceitaria uma outra mudança de datas, desta vez antecipando a visita para esta semana. Conselheiros de Lula, contudo, enxergaram que isso poderia se tratar de uma provocação do Irã aos EUA, pois estaria ocorrendo justamente na semana em que Lula visita o país norte-americano. Desta forma, o governo brasileiro descartou a possibilidade de alteração.

A Folha lembra que existe "forte pressão diplomática dos Estados Unidos para que os países da América Latina neguem esse tipo de permissão para a Marinha iraniana", mas "o Itamaraty adota o princípio de não reconhecer sanções unilaterais, apenas as aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas)".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: