HOME > Mundo

Conferência de alto nível da 80ª Assembleia Geral da ONU começa em Nova York; Lula é o primeiro a falar

Debate internacional reunirá 150 líderes mundiais com foco em paz, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e mudanças climáticas

Emblema da ONU (Foto: Tass)

247 – A semana de alto nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU teve início nesta terça-feira (23) em Nova York, reunindo cerca de 150 chefes de Estado, de governo e chanceleres. A informação é da agência TASS, que destacou a relevância histórica do encontro, realizado no marco do 80º aniversário das Nações Unidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o primeiro a discursar.

O tema central deste ano é “Juntos por mais: 80 anos de paz, desenvolvimento e direitos humanos”, refletindo a busca por respostas globais a desafios cada vez mais complexos, como a consolidação da paz, a proteção dos direitos humanos, a igualdade de gênero, o combate a doenças infecciosas e transtornos mentais, além da gestão da inteligência artificial e os efeitos da crise climática.

Participação global e tradição brasileira

Representantes dos 193 Estados-membros da ONU, além do Vaticano, do Estado da Palestina e da União Europeia, participam do debate geral, que se estenderá até 29 de setembro. Centenas de encontros bilaterais e eventos temáticos ocorrerão paralelamente às sessões.

A abertura foi conduzida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pela presidente da 80ª sessão da Assembleia Geral, Annalena Baerbock.

Seguindo uma tradição que remonta a 1947, quando o chanceler brasileiro Oswaldo Aranha presidiu sessões fundadoras da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro líder mundial a discursar. Na sequência, falou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No primeiro dia, cerca de 30 líderes discursarão, entre eles os presidentes da Argentina, do Vietnã, do Irã, da Jordânia, do Catar, da Polônia, da Sérvia e da Turquia. No segundo dia, o plenário ouvirá aproximadamente 40 discursos, incluindo os dos presidentes da França, Ucrânia, Finlândia e Eslováquia.

A presença da Rússia

A delegação russa é liderada pelo chanceler Serguei Lavrov, que falará em 27 de setembro. Segundo informou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à agência TASS, Lavrov também participará de reuniões multilaterais no âmbito do BRICS, da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), do G20 e do Grupo de Amigos em Defesa da Carta da ONU.

De acordo com Zakharova, estão sendo planejados dezenas de encontros bilaterais e multilaterais para o chanceler russo, incluindo reuniões com representantes dos Estados Unidos, algo recorrente nas assembleias da ONU.

Artigos Relacionados