Embaixada do Canadá na Síria é danificada por ataque israelense
Os bombardeios resultaram na destruição de várias janelas do edifício
Agência Sputnik - O bombardeamento da Embaixada do Irã em Damasco, na Síria, também danificou o edifício da vizinha missão diplomática canadense, informou a CBC News na terça-feira.
A Embaixada do Canadá em Damasco fechou as suas portas em março de 2012 em meio ao agravamento da situação devido à Guerra Civil Síria. Todos os diplomatas foram evacuados e os serviços consulares foram transferidos para Beirute, no Líbano.
A embaixada sofreu danos após o ataque de Israel em 1º de abril, incluindo a destruição de várias janelas do edifício, disse o relatório, citando uma fonte da Global Affairs Canada (GAC).
O mesmo responsável observou que o Canadá não foi capaz de avaliar a presença de quaisquer danos estruturais na embaixada, acrescentou o relatório.
O GAC não respondeu se o governo israelense havia avisado Ottawa sobre o ataque iminente ou se havia verificado com eles a presença de pessoal canadense no local, continuou o relatório.
Em 1º de abril, Israel realizou um ataque aéreo ao anexo consular da Embaixada do Irã em Damasco, destruindo o edifício. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã disse que sete de seus membros foram mortos no ataque, incluindo dois comandantes. Na terça-feira, o Ministério da Saúde da Síria disse que o ataque também matou quatro sírios e feriu mais 13.
O Ministério das Relações Exteriores iraniano disse que “se reserva o direito” de responder ao ataque israelense e “punir o agressor”. O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, também prometeu que Israel pagaria um “alto preço” pelo ataque.


