HOME > Mundo

Engenheira demitida pela Tesla após denunciar grave falha em carro enfrenta Elon Musk nos tribunais

Cristina Balan aguarda um pedido público de desculpas da empresa de Musk

Elon Musk (Foto: Reuters/Gonzalo Fuentes)

247 - A engenheira Cristina Balan, uma ex-funcionária da Tesla, a empresa automotiva de Elon Musk, enfrenta uma batalha há uma década contra bilionário extremista na Justiça, assim como aguarda um pedido público de desculpas da empresa.

Reportagem da BBC relata que Balan era uma estrela em ascensão dentro da Tesla nos Estados Unidos, tanto é que suas iniciais foram gravadas nas baterias de cada carro elétrico Model S.

No entanto, os dias de glória dentro do local acabaram após ela denunciar uma preocupação de segurança relacionada a um erro de design que poderia afetar o sistema de freio dos automóveis em 2014, uma falha grave. 

Após a denúncia, ela afirma que a direção da companhia se tornou hostil — e ela perdeu o emprego. Na sequência, Balan ganhou um processo de demissão sem justa causa, mas mais tarde foi acusada publicamente pela Tesla de usar seus recursos para um “projeto secreto” dela —– acusação que equivale a peculato, considerado crime pela legislação americana. A engenheira, que luta atualmente contra um câncer,  tomou medidas legais — mas, anos depois, ela ainda está aguardando que o seu caso seja julgado em uma audiência pública na Califórnia.

Artigos Relacionados