HOME > Mundo

EUA determinam que funcionários não essenciais e familiares evacuem embaixada na Ucrânia

Retirada deve ocorrer até segunda-feira. Neste sábado, a Ucrânia recebeu o primeiro lote de ajuda militar de US$ 200 milhões dos EUA

Embaixada dos Estados Unidos em Kiev, Ucrânia (Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters)

247 - O Departamento de Estado dos Estados Unidos ordenou a evacuação das famílias de seus diplomatas na Ucrânia a partir desta segunda-feira (24), informou o correspondente da Fox News neste sábado em referência ao pronunciamento das autoridades americanas.

Além disso, foi relatado que mísseis antitanque Javelin dos países bálticos, bem como reservas militares dos EUA, chegarão à Ucrânia no início da próxima semana. Neste sábado, a Ucrânia recebeu o primeiro lote de ajuda militar de US$ 200 milhões dos EUA.

Antes da declaração do governo estadunidense, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, havia dito que a possível evacuação de familiares de funcionários da embaixada dos EUA em Kiev seria uma “reação exagerada” à situação em torno da Ucrânia, informou a CNN.

Na sexta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, salientou que o Departamento de Estado dos EUA planeja a possibilidade de evacuar americanos da Ucrânia, bem como de qualquer outro país onde as condições de segurança se deteriorem.