TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Mundo

Forças de paz da ONU alertam que travessia de Israel para o Líbano viola soberania do país

Israel iniciou incursões terrestres em território libanês. ONU não descarta retirada das forças de paz em caso de invasões

Tanques israelenses são vistos em uma estrada perto da fronteira de Israel com o Líbano, no norte de Israel, em 12 de outubro de 2023 (Foto: REUTERS/Lisi Niesner)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - As forças de paz da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) no sul do Líbano alertaram nesta terça-feira (1º) que qualquer travessia para o país violaria sua soberania, informa O Globo. Israel iniciou durante a madrugada uma incursão terrestre em território libanês, após anunciar que faria “incursões terrestres limitadas” no país. O governo israelense considera que iniciou uma nova fase nos ataques contra o Hezbollah.

"Qualquer travessia para o Líbano é uma violação da soberania e integridade territorial libanesa. Civis devem ser protegidos, infraestrutura civil não deve ser alvo e o direito internacional deve ser respeitado”, diz o comunicado da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Diante do "desenvolvimento perigoso" das ações israelenses no Líbano, o órgão pediu "a todos os envolvidos que evitem ações que aumentem o conflito, pois isso resultará apenas em mais violência e derramamento de sangue".

Na última segunda-feira (30), o porta-voz do secretariado-geral da ONU, Stéphane Dujarric, afirmou que as forças da UNIFIL, compostas por cerca de 10 mil soldados de 50 nacionalidades, estão equipadas em suas bases e não realizam patrulhas noturnas devido à intensidade dos combates. Ele não excluiu a possibilidade de retirada dessas forças do território libanês em caso de invasão terrestre por Israel.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados