HOME > Mundo

Governo francês vai punir militares que ameaçaram promover um golpe no país

Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, disse que irá punir os membros do Exército que assinaram um documento ameaçando promover um golpe militar no país. Segundo ela, os militares desrespeitaram a legislação que veta que eles se posicionem politicamente

Governo francês vai punir militares que ameaçaram promover um golpe no país (Foto: Reuters)

247 - A ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, disse que irá punir os membros do Exército que assinaram um documento ameaçando promover um golpe militar caso o presidente Emmanuel Macron não atue para “erradicar os perigos” que ameaçam levar o país à desintegração e ao declínio. A carta aberta foi assinada por 20 generais da reserva e 1,2 mil militares. O documento recebeu o apoio da líder de extrema direita Marine Le Pen, candidata à eleição presidencial de 2022.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Parly ressaltou que os militares na ativa que assinaram o texto desrespeitaram a legislação que veta que eles se posicionem politicamente. “Dois princípios imutáveis ​​orientam a ação dos militares em relação à política: neutralidade e lealdade”, escreveu a ministra nas redes sociais. Ainda segundo ela, a que a "imensa maioria" das tropas não endossam a posição contida na carta.

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: