HOME > Mundo

Índia libera exportação da vacina de Oxford para o Brasil

Avião com as primeiras doses vai deixar o país nesta sexta-feira (22), chegando a Guarulhos no sábado (23). De lá, será enviado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para ser etiquetado e armazenado

AstraZeneca e Universidade de Oxford retomam testes de vacina contra Covid-19 (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

247 - A Índia liberou ou as exportações comerciais de vacinas Covid-19, e os primeiros embarques com destino ao Brasil e Marrocos deverão ser realizados nesta sexta-feira (22). De lá, será enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser etiquetado e armazenado.

Segundo a agência de notícias Reuters, a informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Índia. “O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã (sexta), começando por Brasil e Marrocos, seguidos de África do Sul e Arábia Saudita”, disse o secretário das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla.

O Ministério da Saúde do Brasil, por sua vez, informou em nota que as doses do imunizante devem chegar ao país no fim da tarde da sexta-feira. "A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos (SP) e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro".

No início desta semana, foram enviados lotes do imunizante ela países vizinhos como Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

Nesta quinta-feira (21), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia dito que não existia uma data definida para que a Índia iniciasse o fornecimento da vacina para o Brasil.