HOME > Mundo

Irã completa 24 horas de bloqueio quase total de internet

De acordo com o NetBlocks, este é o apagão digital mais grave registrado no país desde os protestos de 2019

Guerra Irã-Israel (Foto: Reuters)

247 - O Irã completou na manhã desta quinta-feira (19) 24 horas de bloqueio quase total da internet. A informação é da NetBlocks, organização que monitora a conectividade global. Segundo o grupo, este é o apagão digital mais grave registrado no país desde os protestos de 2019. Até esta quarta-feira (18), pelo menos 585 mortes foram registradas no lado iraniano e 24 no lado israelense, de acordo com informações divulgadas pela ONG americana Human Rights Activists.

O governo iraniano afirmou que o bloqueio de internet foi implementado por motivos de segurança. Em comunicado, o Ministério da Informação e Tecnologia da Comunicação disse que é preciso conter "inimigos agressores".

“Devido ao uso indevido da rede nacional de comunicação pelo inimigo agressor para fins militares e para colocar em risco a vida e a propriedade de pessoas inocentes, restrições ao acesso à internet foram impostas temporariamente por decisão das autoridades competentes”, informou a pasta.

Israel começou os ataques na semana passada e afirmou que é necessário destruir a capacidade nuclear do Irã. Os iranianos vêm dando respostas e, em um dos ataques mais recentes, atingiram nesta quinta (19) o hospital de Soroka. O Ministério da Saúde israelense informou que pelo menos 71 pessoas ficaram feridas. 

Artigos Relacionados