CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Irã na ONU: 'ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco é um ataque terrorista'

Missão iraniana na Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou que a ação dos sionistas requer respostas decisivas

Bandeira iraniana é vista enquanto fumaça sobe após o que a mídia iraniana disse ter sido um ataque israelense a um prédio próximo à embaixada iraniana em Damasco (Foto: REUTERS/Firas Makdesi)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik Brasil - A declaração da missão foi dada nesta segunda-feira (1º), em consequência ao ataque realizado por Israel contra o consulado iraniano em Damasco.

No comunicado, a missão iraniana na Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou que a ação requer respostas decisivas. "O regime sionista agressor assume total responsabilidade por suas consequências, e a República Islâmica do Irã se reserva o direito legítimo e inerente ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas de dar uma resposta decisiva a tais atos repreensíveis", afirmou o comunicado na segunda-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a declaração pedia a convocação de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), qualificando o ataque ao seu consulado de "uma enorme violação do direito internacional".

"Esse crime horrível e ataque terrorista covarde é uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, do direito internacional e do princípio fundamental da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares […] e representa uma ameaça significativa à paz e à segurança regional", destaca a nota.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

SOBRE O CASO - Pelo menos cinco pessoas foram mortas como resultado de um ataque aéreo israelense que teve como alvo um prédio perto da Embaixada do Irã em Damasco, na Síria, segundo uma fonte de segurança síria revelou à Sputnik nesta segunda-feira (1º).

"De acordo com relatos iniciais, duas pessoas foram mortas e outra ficou ferida em um ataque israelense a um prédio perto da Embaixada iraniana em Damasco", disse a fonte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um relato anterior da emissora estatal Radiotelevisão da República Islâmica do Irã (IRIB) afirmou que um ataque aéreo israelense atingiu um edifício que pertence ao Consulado-Geral iraniano em Damasco e que serve de residência para o embaixador.

Ainda de acordo com uma apuração preliminar da IRIB, o ataque aéreo israelense que atingiu o Consulado-Geral iraniano em Damasco nesta segunda-feira teria vitimado vários diplomatas do país do Oriente Médio, uma informação que ainda não foi oficialmente confirmada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a TV estatal síria Al Ekhbariya, a defesa antiaérea do país abateu a maioria dos mísseis, mas os restantes bastaram para acertar um prédio perto da Embaixada do Irã e destruí-lo. Minutos depois, segundo a mídia local, o número de vítimas fatais subiu para cinco.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO