HOME > Mundo

Irã suspende implementação da "lei do hijab" em meio a temores de novos protestos

A legislação havia sido aprovada pelo Parlamento em setembro de 2023 e previa punições para mulheres que não utilizassem o véu muçulmano em público

Mulher iraniana caminha numa rua em meio à implementação da nova vigilância do hijab em Teerã, Irã, 15 de abril de 2023 (Foto: MAJID ASGARIPOUR/WANA/REUTERSMAJID ASGARIPOUR/WANA/REUTERS)

247 – O regime fundamentalista do Irã decidiu suspender a implementação da "lei do hijab e da castidade", que previa punições para mulheres que não utilizassem o véu muçulmano em público. A informação foi confirmada na última segunda-feira (16) por um dos vice-presidentes do regime, conforme divulgado pela imprensa local.

A legislação havia sido aprovada pelo Parlamento em setembro de 2023 e aguardava sanção do Executivo para entrar em vigor. Entretanto, fontes próximas à liderança iraniana revelaram preocupações de que a aplicação da lei pudesse gerar uma nova onda de protestos no país.

Shahram Dabiri, vice-presidente responsável pelos assuntos parlamentares, afirmou em entrevista ao jornal Ham Mihan que a suspensão da lei foi uma decisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário do país. (Com informações da DW).

Artigos Relacionados