HOME > Mundo

Israel assassinou 935 iranianos em agressão militar, diz Irã

Entre os mortos estão 38 crianças e 102 mulheres, algumas delas grávidas

Impacto de um ataque israelense à prisão de Evin, ocorrido em 23 de junho, após o cessar-fogo entre Israel e o Irã, em Teerã, Irã, 29 de junho de 2025 (Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS)

247 - Citando os dados mais recentes da Organização de Medicina Legal, o porta-voz do Judiciário do Irã, Asghar Jahangir, declarou nesta segunda-feira (30) que 935 pessoas foram identificadas durante os 12 dias de guerra travada pelo regime israelense, apoiado pelos Estados Unidos, contra a República Islâmica. Entre os mortos estão 38 crianças e 102 mulheres, algumas delas grávidas. As informações foram divulgadas pela emissora iraniana PressTV. 

Somente no ataque à prisão de Evin, 79 pessoas foram mortas, a maioria delas familiares de detentos, trabalhadores humanitários e funcionários da própria prisão, de acordo com a reportagem. 

“O mundo inteiro testemunhou essa guerra imposta e viu que o iniciador da agressão foi o regime sionista ilegítimo. Todos viram que o Irã foi atacado em meio a negociações e que o país se defendeu legitimamente e manteve-se firme no campo de batalha”, afirmou Jahangir em coletiva de imprensa em Teerã.

Artigos Relacionados