TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Juiz dos EUA ordena reintegração de milhares de funcionários demitidos pelo governo Trump

    Decisão representa revés para política de cortes na burocracia federal liderada pelo presidente e por Elon Musk

    Presidente Donald Trump na Casa Branca (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)
    Luis Mauro Filho avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Um juiz federal da Califórnia determinou que seis agências do governo dos Estados Unidos reintegrem milhares de funcionários recentemente contratados e posteriormente demitidos como parte da política de redução da força de trabalho federal implementada pelo presidente Donald Trump. A informação foi divulgada pela agência Reuters

    A decisão, proferida pelo William Alsup durante uma audiência em São Francisco, representa um golpe significativo nos esforços de Trump e de seu principal conselheiro, o bilionário Elon Musk, para enxugar a burocracia federal.

    O magistrado ordenou que os trabalhadores desligados fossem reincorporados imediatamente, argumentando que os cortes violam direitos básicos dos servidores em período de experiência. A decisão vem no momento em que diversas agências federais enfrentam um prazo para apresentar planos de uma nova rodada de demissões e cortes orçamentários.

    Reação ao expurgo da máquina pública dos EUA

    A decisão judicial representa uma vitória para os servidores afetados pela onda de cortes promovida pelo governo Trump. Ainda neste mês de março, um grupo de funcionários demitidos entrou com uma ação coletiva na Justiça federal em Washington, alegando que as dispensas em massa eram ilegais e deveriam ser revertidas. O processo se tornou um marco na disputa entre a administração Trump e os trabalhadores federais, especialmente aqueles que estavam em fase probatória e possuíam menos proteções trabalhistas.

    O plano de reestruturação promovido pela Casa Branca incluiu demissões em cinco grandes agências federais e foi justificado pelo governo como uma medida para tornar a máquina pública mais eficiente. No entanto, críticos argumentam que a política prejudica o funcionamento de serviços essenciais e desestabiliza carreiras públicas.


    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados