Marinha e Itamaraty celebram 120 anos de relações com o Irã em fragata atracada no porto do Rio
EUA, Israel e a extrema direita protestaram contra a chegada das embarcações militares iranianas ao Brasil
247 - Integrantes da Marinha brasileira e do Ministério das Relações Exteriores participaram de uma celebração dos 120 anos de relações diplomáticas com o Irã, que ocorreu a bordo da fragata iraniana Iris Dena, atracada no porto do Rio apesar da pressão contrária dos Estados Unidos e de Israel, bem como da extrema direita. A informação é do Estadão.
O porta-helicópteros Iris Makran e a fragata chegaram em águas brasileiras na manhã de domingo (26) a devem ficar no Porto do Rio até o sábado (4).
A recém-chegada embaixadora dos EUA em Brasília, Elizabeth Bagley, chegou a dizer que as embarcações facilitaram o comércio ilícito e atos terroristas no passado e que, por isso, o Brasil não deveria autorizar a entrada delas.
O Brasil havia recusado o pedido do Irã para que as duas embarcações ficassem no Rio em meio à viagem do presidente Lula a Washington. A passagem pelo país faz parte de uma missão da Marinha do Irã que está sendo conduzida até o canal do Panamá.
Originalmente, os iranianos haviam pedido para atracar suas embarcações na capital fluminense entre os dias 23 e 30 de janeiro, o que o governo brasileiro havia aceitado.
Sobre o assunto, o ex-ministro Celso Amorim afirmou na terça-feira (28), em entrevista ao Boa Noite 247, que se trata de passagem livre e que a ancoragem dos navios iranianos não tem problema nenhum.
