Por atraso de 20 minutos da China, Bolsonaro cancela encontro com Xi Jinping

Um dos encontros mais aguardados da agenda brasileira no G-20 em Osaka, no Japão, o encontro de Jair Bolsonaro com o líder chinês, Xi Jinping, não aconteceu. Motivo? Bolsonaro não teve paciência para esperar além dos 20 minutos que já aguardara na sala de espera pela delegação chinesa e decidiu desmarcar a última reunião bilateral agendada

Osaka - Japão: Palavras do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, com Jair Bolsonaro.
Osaka - Japão: Palavras do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, com Jair Bolsonaro. (Foto: Clauber Cleber Caetano / PR)

247 - Um dos encontros mais aguardados da agenda brasileira no G-20 em Osaka, no Japão, o encontro de Jair Bolsonaro com o líder chinês, Xi Jinping, não aconteceu. Motivo? Bolsonaro não teve paciência para esperar além dos 20 minutos que já aguardara na sala de espera pela delegação chinesa e decidiu desmarcar a última reunião bilateral agendada, informou o Estado de S.Paulo.

A reunião estava originalmente marcada para as 14h30,  Bolsonaro abandonou o local por volta das 14h50, com destino ao hotel onde se hospedou em Osaka. "O cancelamento pegou de surpresa inclusive os assessores de Bolsonaro, que aguardavam o início do encontro junto da imprensa brasileira, na porta da sala onde a reunião aconteceria", conta a reportagem. Do lado de fora, os jornalistas chineses se irritaram depois de esperarem por mais de uma hora, em fila, para entrar no encontro.

A explicação para a mudança foi dada pelo porta-voz da presidência, general Otávio Rêgo Barros: “Temos uma incompatibilidade de agendas em função de atraso das bilaterais, nós esperamos até o presidente momento e como nós temos um horário para decolagem e ainda temos que retornar ao hotel para fazer o fechamento, etcetera, etcetera, o presidente decidiu abdicar dessa bilateral e posteriormente efetivar os contatos necessários para o prosseguimento das conversações entre os dois países”.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247