Putin exalta líderes históricos latino-americanos em conferência parlamentar Rússia-América Latina (vídeo)
Presidente da Rússia citou personalidades icônicas como Simon Bolívar, Salvador Allende, Ernesto Che Guevara e Fidel Castro
247 - O presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem a diversos líderes históricos da América Latina durante a conferência parlamentar Rússia-América Latina, realizada em Moscou, nesta sexta-feira (29). Putin recordou o espírito combativo da região contra o colonialismo e ressaltou a influência de personalidades icônicas como Simon Bolívar, Salvador Allende, Ernesto Che Guevara e Fidel Castro.
Em seu discurso, Putin enalteceu os "lutadores devotos à justiça e equidade social" da segunda metade do século XX, mencionando as contribuições significativas de Allende, Guevara e Castro para o cenário político e social latino-americano. Recordando suas interações pessoais com Fidel Castro, Putin declarou: "Foi uma lenda viva. Cuidava das pessoas a cada segundo, e não só dos cubanos, de toda a América Latina".
Além de destacar a importância histórica desses líderes, Putin também abordou o contexto contemporâneo dos países latino-americanos. Ele salientou o desejo dessas nações de "seguir uma política externa soberana e independente" e projetou um papel de liderança para a América Latina na política global.